quinta-feira, 27 de maio de 2010

Celendula officinalis (Asteraceae)

A Calendula officinalis é um planta mediterrânica oriental, de uso ornamental, culinário e medicinal, frequentemente escapada de cultura em ambientes urbanos, muito cultivada nos jardins portugueses. Não passa despercebida ao naturalista que gosta de plantas porque floresce cedo e produz capítulos vistosos, de razoável dimensão.


As sementes de C. officinalis são ricas em óleo, ao que parece o mais rápido de todos os óleo secantes naturais conhecidos. Os óleos secantes, ao invés dos óleos não secantes, solidificam rapidamente em contacto com o ar e, por essa razão, são muito procurados pelas indústrias de tintas e vernizes.
A C. officinalis foi recentemente melhorada (domesticada) e introduzida nos sistemas de culturas arvenses na Europa temperada. Dizem os especialistas na matéria, que o óleo de semente de C.officinalis pode substituir vantajosamente o muito valorizado óleo de tung (Vernicia [Aleurites] fordii).
Afinal, muito de vez em quando, é certo, os sistemas de agricultura mais intensivos diversificam-se, integrando novas plantas cultivadas.

1 comentário: