segunda-feira, 7 de junho de 2010

Saxifraga dichotoma Willdenow subsp. albarracinensis (Pau) D.A. Webb (Saxifragaceae)














Deixo aqui uma saxífraga algo semelhante à Saxifraga granulata L., mas que parece ser antes a Saxifraga dichotoma Willdenow subsp. albarracinensis (Pau) D.A. Webb = Saxifraga albarracinensis Pau (basion.) - Muito obrigado ao ilustre botânico Carlos Aguiar pela excelente sugestão identificativa, que nos parece ser absolutamente correcta!

Saxifraga dichotoma subsp. albarracinensis (Pau) D. A. Webb, é um endemismo exclusivo da Península Ibérica (Marhold, K. (2011): Saxifragaceae. – In: Euro+Med Plantbase - the information resource for Euro-Mediterranean plant diversity: http://ww2.bgbm.org/EuroPlusMed/PTaxonDetail.asp?NameId=31419&PTRefFk=7200000).

A foto de cima foi obtida em 7 de Abril de 2004 nas rochas básicas ou ultrabásicas do castelo de Rebordãos, pr. Bragança, na Serra de Rebordãos ou de Nogueira.


A foto de baixo foi obtida no monte da Senhora do Monte ou do Vencimento, no conc. de S. João da Pesqueira, no Sul da província de TM, a sul do rio Douro,  29TPF3057, alt. ca. 780 m, 28.III.2004.
Este local representa um alargamento muito significativo da área de distribuição desta espécie rara em Portugal, quase 100 km para SW em relação aos outros locais conhecidos!

4 comentários:

  1. Como ninguém se pronunciou em sentido contrário, penso que se poderá presumir tratar-se realmente da comum Saxifraga granulata L., de folhas lobadas e caule erecto, como disse o grande Lineu:
    Biodiversity Heritage Library: Caroli Linnaei ... Species plantarum

    ResponderEliminar
  2. Saxifraga dichotoma, creio.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela preciosa identificação!
    Sendo assim, trata-se de uma planta muito rara!

    ResponderEliminar
  4. Para sermos mais precisos, será provavelmente a:
    Saxifraga dichotoma Willd. subsp. albarracinensis (Pau) D.A. Webb in Feddes Repert.
    Spec. Nov. Regni Veg. 68: 207 (1963)

    ResponderEliminar