sábado, 24 de dezembro de 2011

Scleroderma citrinum (Sclerodermataceae) e outras plantas
















Com os nossos votos de um santo Natal de 2011 e um próspero Ano 2012, para todos os nossos leitores e camaradas blogueiros, trazemos aqui o belíssimo cogumelo Scleroderma citrinum Pers., Syn. meth. fung. (Göttingen) 1: 153 (1801) (Sclerodermataceae, Boletales, Agaricomycetidae, Agaricomycetes, Basidiomycota, Fungi)
(http://www.speciesfungorum.org/Names/GSDSpecies.asp?RecordID=181865),
que encontrámos em 22 de Maio de 2003, num pinhal bravo de Pinus Pinaster (Pinaceae) com vegetação arbustiva baixa acidófila da classe Calluno-Ulicetea, incluindo Agrostis Curtisii (Gramineae), Calluna vulgaris (Ericaceae), Halimium alyssoides (Cistaceae), Monotropa Hypopitys (Ericaceae), Ulex minor (Leguminosae) ... no conc. de Moimenta da Beira, pr. de Alva.


E como Vénus traz a Paz e Júpiter traz a Alegria, e ambos brilham intensamente no céu, nesta noite de Natal, aqui ficam:
http://www.youtube.com/watch?v=oKvG0RU4_fI
http://www.youtube.com/watch?v=Nz0b4STz1lo
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Planets

2 comentários:

  1. Olá
    Cada vez me espanto 'menos' (é,pelo menos,sinal de que vou lendo,estando atento!! e portanto vivo!!??) com as 'capacidades geométricas da natureza' no design duma infinidade de padrões.
    Também neste 'transformador' da natureza tal se revela. Há já muitos anos que me iniciei(!) a ler livros de um grande divulgador e matemático (Ian Stewart) que em conjunto com um biólogo/ fisiólogo(Jack Cohen) se meteram em alguns desses livros a desvendar a geometria dos processos fisico-químicos da vida..por que a geometria anda por aí..escondida em cada planta, em cada ser vivo.
    Não tendo uma pulsão por cogumelos,natural que este, com um belo padrão,me fosse desconhecido. Obrigado.E bom ano.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  2. É de facto um cogumelo lindíssimo e bastante distinguível!
    Muito obrigado pelo comentário e pelos votos!
    Bom ano!
    ZG

    ResponderEliminar