domingo, 18 de março de 2012

Capparis spinosa (Capparaceae)

Os hábitos de limpeza dos insectos polinizadores são um risco para as plantas. Se os polinizadores conseguem varrer o pólen do corpo, a compra do serviço polinização resume-se a uma oferta, sem proveitos, de um produto energeticamente caro - o néctar. Consequentemente, a evolução forçou as plantas a colocarem o pólen numa parte do corpo dos insectos que estes tenhan dificuldade em limpar. As orquídeas inserem massas de pólen com um pé viscoso na cabeça dos polinizadores. As labiadas (Lamiaceae) de flores zigomórficas (com um plano de simetria), esfregam as anteras no dorso dos insectos que visitam as suas flores. A alcaparra (Capparis spinosa) coloca o pólen no ventre dos polinizadores. Os botânicos têm nome para tudo. As Lamiaceae zigomórficas são nototríbicas, a C. spinosa é uma espécie esternotríbica.

Capparis spinosa (Capparaceae). A flores desta espécie têm estames arqueados (de baixo para cima) que facilitam a colocação do pólen no ventre dos insectos polinizadores.

 As plantas que inserem pólen no ventre dos polinizadores são raras nas latitudes temperadas. Nos trópicos nem tanto. Por exemplo, muitas cesalpinióideas (Fabaceae) são esternotríbicas (e.g. Bauhinia).

4 comentários:

  1. A Capparis spinosa existe em Portugal como espécie autóctone? É que julgo ter lido algures que existiriam exemplares isolados pelo Algarve fora e na região de Lisboa mas a verdade é que não consigo confirmar essa informação. É uma espécie estendida no sul de Espanha, particularmente ao longo da costa mediterrânica e no vale do Guadalquivir.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Belíssima planta, sem dúvida!
    Em Portugal, nunca a encontrei, mas na Itália parece-me ser muito frequente, sobretudo nas regiões mais mediterrânicas... Lembro-me de a ter observado em Agrigento, Assisi, Pisa, Roma...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Penso que as orquídeas também deixam o pólen no ventre do polinizador , guiando-o como um verdadeiro aeroporto.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo, a C. spinosa aparentemente está naturalizada nos calcários estremenhos. Não lhe sei dizer onde.

    ResponderEliminar