sábado, 17 de março de 2012

Lonicera hispanica (Caprifoliaceae)

A maior parte das flores tem uma simetria radial (flores actinomórficas) ou bilateral (flores zigomórficas). As flores actinomórficas têm mais de dois planos de simetria; as flores zigomórficas apenas um. Substancialmente menos frequentes são as flores de simetria bilateral (com dois planos de simetria; e.g. Brassicaceae, «família da couve»).

Flores assimétricas de Lonicera hispanica (Caprifoliaceae)

As flores assimétricas são raras na Natureza. Portanto, os insectos polinizadores preferem formas simétricas. Como nós, Homens.

5 comentários:

  1. Olá
    É bom vir cá,sentar-me e aprender!(é bom estar sentado por que assim o cérebro não se distrai com situações outras,que não aquela que o interessou).
    Suponho que os animais,todos,funcionam assim;não perdem tempo a 'desenhar algorimos de cálculo';sim,mesmo o Homem como é dito acima;embora no caso do Homem(e também do homem!)a assimetria,se bem que possa ser algo a evitar (e portanto a eliminar pela 'evolução da escolha'!),acho que os neurologistas poderiam dizer que a assimetria (não todas obviamente) carrega uma atração que por vezes roça o insensato.Mas de facto a acontecer,só mesmo no Homem, por que de 'polinizador'(aleatório) tem o homem muito pouco!
    Cumprimentos e obrigado pelo que me levam a acompanhar-vos.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Um comentário muito interessante para um post muito interessante - concordo inteiramente!
      E, já agora, não fazia ideia ideia nenhuma que as flores da madressilva fossem assimétricas... sempre pensei que fossem zigomórficas como as das Antirrhineas - mas está muito bem observado!
      Nem sequer pensei que existissem flores assimétricas!
      Será que há mais casos de flores sem qualquer plano de simetria?
      Cumprimentos,
      ZG

      Eliminar
  2. ZG, as plantas do género Canna (Cannaceae)também têm flores assimétricas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem observado, Carlos! Aqui aprendemos sempre coisas novas e interessantes!

      Eliminar