Pensamos que ainda aqui não tinha sido postada a bela árvore
Este arbusto ou pequena árvore, foi por nós fotografado
em 20.V.2004 num local granítico da Serra do Caramulo (concelho de Tondela,
BA), muito próximo do ponto trigonométrico ou vértice geodésico "Cabeço da
Neve", 985 m, num local bastante perturbado com numerosas coníferas
exóticas assim como algumas plantas endémicas como Silene acutifolia, Silene
marizii e Dianthus laricifolius
(Caryophyllaceae), algumas gramíneas e alguns arbustos comuns como Erica arborea (Ericaceae) e Cytisus striatus (Leguminosae), etc.
Não
sabemos se este pequeno bosquete será espontâneo ou terá sido plantado pelo
homem, que tantas árvores (sobretudo coníferas exóticas) plantou nas suas
vizinhanças.
Na foto das flores de Sorbus aria são visíveis duas abelhas polinizadoras e melíficas, pertencentes à vasta ordem Hymenoptera.
Na foto das flores de Sorbus aria são visíveis duas abelhas polinizadoras e melíficas, pertencentes à vasta ordem Hymenoptera.
Olá
ResponderEliminarSigo-vos já à quase dois anos?, a vós e ao 'Dias com árvores' como os dois que me ensinam coisas fora do meu 'ambiente profissional'.E confesso: à parte, uns arbustos e algumas árvores, não foram assim muitas vezes, em que o meu olhar se fixou (como molécula de oxigénio agarrando-se teimosamente ao cloroplasto!) nas árvores de porte bem mais avantajado.
Além do mais embora já tenha feito incursões (meras viagens de passagem) por sítios ao lado do Caramulo, é ainda uma área de que quase nada conheço.
Abraço
Carlos M. Silva
Olá Carlos
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário!
Ainda bem que este blog é interessante!
Eu também acho que sim - todos (ou quase todos) somos bastante ignorantes, e muito se vai aprendendo neste mundo mais ou menos virtual dos blogs!
Quanto ao Caramulo, eu recomendo! É uma belíssima serra/maciço de serras, com óptimas e abundantes estradas! A povoação do Caramulo, famosa pelos seus hoteis, museus e antigos sanatórios (também tem bons restaurantes), é bonita e tem excelentes paisagens. Plantas também não faltam, evidentemente!
Abraço,
ZG