terça-feira, 11 de junho de 2013

Ainda outra Iris não identificada (Iridaceae)



Ainda outra Iris não identificada (Iridaceae), neste caso fotografada em floração no Jardim Botânico de Coimbra: "Escola Médica", um conjunto de trinta canteiros onde habitam e abundam sobretudo as plantas que têm sido tradicionalmente consideradas (por diversas razões) como mais ou menos medicinais, em 4.V.2013, ao mesmo tempo que uma das flores era visitada por um insecto ovóide volumoso - possivelmente um coleóptero (um "beetle").
Opiniões identificativas ou outras dos distintos leitores deste blog são sempre bem vindas!

2 comentários:

  1. Olá ZG

    Por que vim cá, a esta família, em busca de referências outras para os meus 'G. illyricus', abri a v/ página da família e vi esta tua entrada.
    Posso estar equivocado mas é pelo menos uma tentativa.
    Acho que o tenho por casa (e o meu pai e decerto por ter ouvido a minha mãe dizer o nome e possivelmente por que ela ouvira esse nome nas feiras ..) chama-lhe 'Sete-na-dança'; porquê? por que, à vez, cada flor, sete? vai aparecendo ao longo do caule; mas isso é um nome como muitos outros.
    Quando lhe procurei o 'nome' cheguei - embora não saiba se cheguei a bom porto - a Iris orientalis (I. ochroleuca). Assim deixo-te aqui uma ligação ao Pacific Bulb Society, http://pacificbulbsociety.org/pbswiki/index.php/BeardlessIrisesTwo#orientalis, e a esta página da Spuria Iris Society, https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&ved=0CDkQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.spuriairis.com%2Fi_orientalis.htm&ei=Lmb2Uu-SCKOV7QaA34HYBw&usg=AFQjCNETfEyP-A8FAiRu2YlyaKX0XJeB7Q&sig2=x2WG2CS6demMTxDSug1txg&bvm=bv.60983673,d.ZGU

    Abraço.
    Carlos M. Silva



    ResponderEliminar
  2. Mas claro ..pode ser um outro Iris híbrido.
    Carlos

    ResponderEliminar