sexta-feira, 18 de março de 2016

Rumex bucephalophorus L. (Polygonaceae) e Linaria amethystea (Vent.) Hoffmanns. & Link subsp. amethystea (Plantaginaceae)


Continuando a assinalar o Equinócio que marca a entrada da Primavera, assim como a proveitosa assembleia de peritos botânicos que terá lugar em Lisboa neste fim de semana equinocial, deixamos aqui mais duas beldades: Rumex bucephalophorus L. (Polygonaceae) e Linaria amethystea (Vent.) Hoffmanns. & Link subsp. amethystea - um endemismo da Península Ibérica) (Plantaginaceae), que encontrámos juntas no castelo medieval de Penela (BL), 29TNE5321, que se situa aparentemente sobre uma colina arenítica, em 6.III.2016. 
Agradecemos a generosa companhia e transporte nesta pequena excursão botânica aos queridos amigos M.G. Pereira, J. Marques & M.J. Pereira.

10 comentários:

  1. Ontem ofereceram-me o livro acima dos 'Trevos...algo que sempre adiara, até porque pensara que não havia em loja física; havia. Quanto às fotos acima: por vezes esqueço que o tempo das plantas não é necessariamente o mesmo do dos humanos. Este tempo tem-me feito 'adiar e adiar fugas para a serra'; no entanto as flores já estão por aí.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo comentário, Carlos!
    É verdade, já há por aí muitas flores. A Primavera já começou e as flores já tinham começado antes! As linárias, as orquídeas e as lúzulas, por exemplo costumam ser particularmente precoces!
    O livro dos trevos é muito bom, sem qualquer dúvida! Tive o privilégio de ir à sua apresentação, no salão nobre do ISA, que era antigamente a biblioteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ZG.Com o livro na mão terei de fazer uma revisão das espécies de trevos que tenho por cá, talvez 4-5, já que o restoe por casa, Melilotus apenas uma, embora nos arredores já tenha fotografado o M. alba, e quanto a Medicago já nem lembro, talvez apenas uma. Vai ser útil, sim. Abraço.

      Eliminar
  3. Olá Carlos. Mais uma vez, agradeço o teu comentário!
    Também me parece que o livro dos trevos e afins é muito útil. Felizmente não faltam, um pouco por todo o lado, trevos, medicagos e até, por vezes melilotos, todos eles bem bonitos e interessantes!
    Abraço, ZG

    ResponderEliminar
  4. Percebi que existem muito blogs portugueses que tratam sobre botânica, natureza e afins. Acho isso interessantíssimo, principalmente pq apesar de separados por um oceano e uma linha imaginária que nos coloca em estações diferentes, nossa flora guarda algumas semelhanças e me permite acompanhar blogs como o seu, sem nenhum problema. (É pena que não encontro tanto blogs brasileiros com a mesma dedicação ao assunto.)
    Parabéns pelo Blog, estarei sempre por aqui agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, cara Jamile!!
      Voltaremos a postar aqui neste blog logo que nos seja possível ultrapassar os problemas técnicos que nos têm impossibilitado de incluir fotos!
      Entretanto podemos sempre recomendar o visionamento do excelente blog Dias com Árvores: http://dias-com-arvores.blogspot.pt/

      Eliminar
    2. É sempre bom receber visitantes do outro lado do Atlântico!!

      Eliminar
  5. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pelos comentários!!

    ResponderEliminar