sábado, 8 de maio de 2010

Euphrasia hirtella (Orobanchaceae)














Continuando com as plantas da tribo Rhinantheae, actualmente pertencentes à família Orobanchaceae, apresentamos hoje uma imagem da belíssima e discreta Euphrasia hirtella Jord. ex Reut.
Esta erva anual hemiparasítica é muito rara em Portugal e a possibilidade de a termos encontrado deveu-se às preciosas indicações do amigo CA. Fotografámo-la há alguns anos no concelho de Bragança, num lameiro de montanha.
As suas preferências habitacionais vão para a vegetação das classes de lameiros e cervunais MOLINIO-ARRHENATHERETEA e NARDETEA STRICTAE.
Consta que existe ainda outra espécie de Euphrasia L. em Lu: E. minima Jacq. ex DC. (Syn.: E. Mendonçae Samp.), como se pode verificar consultando a Flora iberica XIII (Vitek, 2009), já disponível na Net (ver aqui), mas a Euphrasia minima deve ser ainda mais difícil de encontrar em Portugal que a sua congénere E. hirtella.
A palavra grega "euphrasía" significa alegria, regozijo, que os botânicos habitualmente sentem ao encontrar tão formosas plantas (cf. Flora iberica XIII: 454).

5 comentários:

  1. A Euphrasia minima foi colhida uma única vez em Portugal, concretamente no termo do Portelo (França, Bragança), há mais de 60 anos. Era fantástico que alguém a reencontrasse de novo (o Google oferece fotos óptimas de E. minima, parece a E. hirtella com flores amarelas). Fica o desafio.

    ResponderEliminar
  2. Caro CA,
    Seria realmente maravilhoso alguém voltar a encontrar a dita planta... mas se tu não a encontraste, duvido um pouco que alguém o venha a fazer...
    Abraço,
    ZG

    ResponderEliminar
  3. Nesta foto é também possível reconhecer um Ranunculus -pelos seus aquénios formando uma massa globosa-, quiçá o R. adscendens, planta pratense perene bem frequente...

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.

    Por mero acaso também hoje coloquei no blogue um Orobanche.Julgo ser o rapum genistae.Nasceram no pé de uma giesta branca,muito longe da horta.

    Os lameiros estão lindos.A minha alergia,mais ao escape das centenas de aviões que por aqui passam a baixa altitude a caminho da guerra,não me tem deixado procurar como pretendia,a minha ignorância também não.
    Do que for encontrando darei notícia.
    Saudações cordiais,
    mário

    ResponderEliminar
  5. As Orobanches são um bocado difíceis... Felizmente já temos o vol. XIV da Flora iberica, com belas fotos para melhor as identificarmos!

    ResponderEliminar