sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ctyphostemma uter (Vitaceae)

O Prof. José Carlos Costa (ISA), sabendo do meu fascínio por África, ofereceu-me um conjunto de fotografias da flora do Sul de Angola de sua autoria. Quando pela primeira vez as folheei no computador, detestei-as. Muito me custou concentrar a atenção nestas plantas deslumbrantes, emersas em paisagens tremendas que provavelmente nunca terei a sorte de ver! Que saudades dos sítios onde nunca fui, e das experiências botânicos que nunca tive! Mas, enfim, há que racionalizar a coisa ;)

A maior parte das árvores do sul de Angola está citada no excelente Field Guide to Trees of Southern Africa, de van Wyk & van Wyk. Na lombada do livro e mais adiante, na página 46, estão retratadas umas estranhas vitáceas - i.e. plantas da família da videira! - lenhosas e garrafais, do género Ctyphostemma, adaptadas ao excessos climáticos do deserto do Namibe.
Estas duas fotos fazem jus à extraordinária morfologia deste extraordinário grupo de plantas:

A)B)
Ctyphostemma uter (Exell & Mendonça) Desc.
A) Deserto do Namibe; n.b. C. uter ao centro, próximo da margem esquerda da fotografia. B) C. uter despida de folhas Um dos autores originais da espécie, o Dr. Francisco da Assunção Mendonça, foi um ilustre naturalista da Universidade de Coimbra (ver e.g. aqui).

2 comentários:

  1. Belíssimas vitáceas, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  2. "Que saudades dos sítios onde nunca fui" é uma expressão bonita e poética!!

    ResponderEliminar