quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Serapias cordigera (Orchidaceae)
Suponho que esta bela orquídea, que aparece frequentemente em lameiros de montanha da classe de vegetação pratense perene Molinio-Arrhenatheretea, ainda não estava representada neste blog. Assim, para dar um pouco mais de cor e frescura a este Verão tão quente e seco, aqui ficam duas imagens desta espécie tão interessante e ornamental:
Serapias cordigera L. -- Sp. Pl., ed. 2. 2: 1345. 1763 [Jul-Aug 1763], conforme se pode consultar aqui:
IPNI Plant Name Query Results
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E essa orquídea, além de muito vistosa, pode ser bem corpulenta. Já vi algumas com perto de 50 cm para os lados da Lousã. Pareciam estar a acenar para pararmos o carro e irmos vê-las (coisa que fizemos de muito bom grado).
ResponderEliminarJá agora, duas perguntas. Essa planta esguia que se vê em fundo é uma Lycopodiella inundata? Se for, é uma companhia inusitada para a Serapias. E onde foi tirada a foto?
A dita foto (a de cima, horizontal) foi tirada em 27 de Junho de 2006, ao meio dia, em plena Serra do Caramulo, num lameiro.
ResponderEliminarA dita planta licopodióide deverá ser o Carum verticillatum W.D.J.Koch -- Nova Acta Phys.-Med. Acad. Caes. Leop.-Carol. Nat. Cur. 12(1): 122. 1824 [ante 28 Oct 1824], conforme consta aqui: IPNI Plant Name Query Results
Muito obrigado pela resposta. Nunca pensei que uma umbelífera pudesse ter um tal aspecto.
ResponderEliminarEu também agradeço os simpáticos comentários!
ResponderEliminar