terça-feira, 22 de março de 2011

Nemophila maculata (Hydrophyllaceae)


Foto: Carlos Silva
No outro dia o Carlos Silva, um naturalista de mão cheia que trata a natureza por tu encontrou e identificou uma planta deveras estranha, no Castelo da Povoa de Lanhoso.
Nas suas próprias palavras "Nemophila maculata, da família Hydrophyllaceae,família esta de que desconheço haver muitas espécies ou géneros por cá. Coisa bem diferente é na Califórnia onde inúmeras espécies e géneros existem. E são belíssimas. Embora o clima chamado Mediterrânico também exista como tal na Califórnia, encontrá-la tão a norte em clima atlântico, pareceu-me extraordinário, pelo menos para mim como leigo. Mas claro, se está em Inglaterra, também pode estar na Póvoa de Lanhoso, pelos menos pela latitude. Mas tu é que és especialista para abordar questões deste tipo. Agora como chegou cá? Por emigrantes regressados da California? Possível! Haverá alguns nos arredores do Castelo ou na vila? Turistas? De propósito ou casual? Claro que depois de a ter identificado, fui ao www.calflora.org e lá a encontrei e em muitos outros sítios onde está inclusive à venda como no www.wildflowerinformation.org. Mas não creio que tenha sido por compra que foi parar à berma da estrada para o Castelo da Póvoa do Lanhoso".
O Castelo da Póvoa é daqueles locais onde os botânicos encontram coisas extremamente curiosas. Gonçalo Sampaio foi uma dos maiores botânicos portugueses, sendo também um excelente liquenólogo. Durante as suas visitas ao concelho onde nasceu,encontrou no Castelo um líquen tropical, o Erioderma mollissimum, que nunca mais voltou a ser encontrado na Europa. São por vezes inexplicáveis as maneiras como os seres vivos chegam aos sítios mais estranhos...

7 comentários:

  1. Que belo post, Paulo!
    A Phacelia tanacetifolia (Hydrophyllaceae) está assilvestrada em Trás-os-Montes, concretamente no Monte de Morais.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, efectivamente!!:
    Calflora: Nemophila maculata
    Mais uma belíssima planta que se encontrou naturalizada em Portugal!!
    Um endemismo da Califórnia e NW dos USA:
    PLANTS Profile for Nemophila maculata (fivespot) | USDA PLANTS

    ResponderEliminar
  3. Apropriadamente designada por "fivespot"!!

    ResponderEliminar
  4. Parafraseando aquele ditado que o anuncio da minha morte é um pouco exagerado,também o início do texto do Paulo padece do mesmo 'pecado',a gentileza em excesso.Sou tão só um ajuntador de alguns conhecimentos. Notas:
    1) fotografada a 25/04/2009,numa jornada Geocaching c/Os Cacheiros Viajantes ao Rio Este-Póvoa de Lanhoso.
    2) creio que só havia uma única planta. E só num sítio.
    3) só a identifiquei graças às fotos do cal.academy.org e em seguida outros sites da Califórnia,7 meses depois.Por simples acaso.
    4) o curioso: encontrara a mesma planta dada como desconhecida num site inglês de flora e dada como fuga de jardim muito rara e nem sequer registada nas listagens inglesas.
    Abraço a todos e obrigado pelo ilimitado conhecimento que me escapa.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  5. É uma planta magnífica e um excelente post!

    ResponderEliminar
  6. Mais um para a sua colecção:

    http://naturdata.com/taxa/Plantae

    ResponderEliminar