sábado, 12 de março de 2011

Uma Comelinácea e dois bichos para identificação
















Depois de um fascinante post sobre a agricultura, a química, J. von Liebig e a nossa rica flora endémica ou nativa, ficam aqui dois insectos e uma planta, que nos parece ser uma Comelinácea exótica, familiar da famosa Tradescantia, para eventual identificação.
Antecipadamente, damos as graças aos ilustres botânicos e entomólogos que habitualmente nos dão a honra de visitar este blog!

Vale a pena notar que o bicho de cima, possivelmente um Coleóptero algo camuflado, está a caminhar sobre uma interessante comunidade vegetal composta por belos líquenes crustáceos!
O bicho de baixo, de carapaça esverdeada, cujo nome desconhemos mas que nos parece ser bastante comum, está situado sobre um bloco de calcário aparentemente cheio de fósseis.

Deixamos hoje aqui, como acompanhamento musical, um dos maiores êxitos do imortal J.S. Bach:
YouTube - Johann Sebastian Bach - Toccata and Fugue in D minor

9 comentários:

  1. O último dos insectos creio que se trata da Nezara viridula, um pentatomídeo frequente no país. E os meus conhecimentos sobre insectos acabam aqui.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Carlos!!
    Nezara viridula Linnaeus, 1758, um belíssimo Heteróptero, da família dos Pentatomídeos!
    Nezara viridula - Wikipedia, the free encyclopedia

    ResponderEliminar
  3. E trata-se de uma espécie quase cosmopolita, que só não se pode encontrar nos países muito frios.

    ResponderEliminar
  4. E já agora o coleóptero é um Anthrenus verbasci (ou espécie aparentada, há algumas e não é fácil distingui-las), pertencente à família Dermestidae. Estes são o terror em colecções de museu já que as larvas sealimentam de detritos orgânicos, e portanto, de animais embalsamados também!

    ResponderEliminar
  5. Caro Eduardo, muito obrigado pela preciosa identificação do coleóptero, que deve apreciar comer verbascos, pelo seu possível nome específico (verbasci)!!
    Há também uns outros, do género Tribolium, que me parece possuirem idêntica paixão pelos herbários...

    ResponderEliminar
  6. Os adultos alimentam-se de polen e encontram-se regularmente em flores pelo que deverá ser essa a origem do nome verbasci, mas não tenho a certeza neste caso específico! :)

    ResponderEliminar
  7. Pois, serão então provavelmente os adultos os apreciadores de pólen de Verbascum sp.pl.!

    ResponderEliminar
  8. Esta é uma planta tropical (do este de África, Rwanda, Somália, por aí): Tradescantia somaliensis ou Cyanotis somaliensis.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico! Obrigado! É uma planta que por cá é frequentemente cultivada em vasos.

    ResponderEliminar