domingo, 8 de maio de 2011

Lavandula stoechas vrs. L. pedunculata (Lamiaceae)

Quando as chaves diacotómicas não funcionam, quando os nomes publicados nas Floras são insuficientes, ou em demasia, e os tratamentos taxonómicos e nomenclaturais disponíveis são demasiado díspares, identificar plantas torna-se um pesadelo. Assim aconteceu décadas a fio com as subespécies de Lavandula de inflorescências pedunculadas e folhas inteiras do grupo stoechas.
Durante anos tentei perceber, sem sucesso, a morfologia das subespécies de L. pedunculada, e por onde andava no Norte de Portugal a L. pedunculata subsp. pedunculata. A Flora Iberica propõe uma solução sintética e parcimoniosa para o problema. Aceita duas espécies destrinçáveis através do comprimento do pedúnculo da inflorescência: L. pedunculata e L. stoechas.

 L. pedunculata

As subespécies de L. pedunculata foram rejeitadas.
Em Portugal coexistem duas subespécies de L. stoechas: subsp. stoechas e subsp. luizieri, esta última caracterizada por possuir, ao invés da primeira, um pedúnculo maior do que o comprimento da inflorescência.

 
L. stoechas subsp. stoechas e L. stoechas subsp. luizieri

2 comentários:

  1. Bom dia! É engraçado que me deparei com este problema há bem pouco tempo. Tenho um site de árvores e arbustos, já agora faço publicidade (florestar.net) e inseri a L. pedunculata há dias. Estou a basear-me nas espécies que vêm no Guia de Campo duma colecção do Público e lá considera-se L. pedunculata e L. luizieri como sendo espécies autónomas, e não subespécies da L. stoechas.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Também nos parece ser uma classificação apropriada para as nossas belas lavândulas espontâneas!

    ResponderEliminar