sábado, 30 de julho de 2011

Lupinus albus (Fabaceae) I


O grande agrónomo Lucius Junius Moderatus Columella [4-70 d.C.] refere-se do seguinte modo ao Lupinus albus, o vulgar tremoço-branco: "Se um agricultor nada tem, pelo menos pode dispor do tremoço; se o distribuir num solo pobre nos meados de Setembro, o enterrar, e na altura própria o cortar e enterrar com um arado obterá um efeito semelhante ao melhor estrume." (De Re Rustica II, 15). O comentário de Columella é por si só suficiente para se perceber que as características morfológicas e fisiológicas, a história da domesticação e a agronomia do L. albus merecem ser contadas. Por ora apenas vou referir o menos relevante aspecto da agronomia do tremoço-branco: a colheita. A razão é simples: acabei de colher os meus tremoços.

 
Os agricultores mais experientes costumam dizer que o tremoço-branco quer pouco tempo fora da terra. Assim como não há vantagem em atrasar a sementeira (para os meados do Outono) também convém não  antecipar demasiadamente a sua colheita (as plantas deve estar completamente secas).
A colheita tem o seu quê. A indeiscência das vagens no tremoço, como em muitas outras leguminosas para grão (e.g. soja), é imperfeita (vd. imagem), sobretudo nas cultivares de semente muito grande (e.g. maioria dos tremoços consumidos nas cervejarias portuguesas, vd. imagem).



Para diminuir a abertura acidental das vagens e as perdas na colheita, tradicionalmente colhia-se o tremoço ao nascer sol enquanto a humidade relativa do ar não descia abruptamente com o aumento da temperatura do ar. Colhi os meus tremoços às 11h da manhã, de mãos nuas - esqueci-me das luvas - e experimentei, por várias vezes, aquele espinho que encima as vagens a enterrar-se por debaixo das minhas unhas. Foi merecido o aceno reprovador que recebi de um agricultor reformado que por ali passou.

Volto no final de Agosto para terminar alguns post em suspenso, e iniciar muitos outros.

3 comentários:

  1. As cinco maiores famílias aqui no Blog:
    Leguminosas - 36
    Compostas - 29
    Plantagináceas - 27
    Gramíneas - 26
    Rosáceas - 19
    ZG

    ResponderEliminar
  2. E as Crucíferas logo a seguir com 16 posts!
    ZG

    ResponderEliminar
  3. Sim, espero que acabes os posts da soja!

    ResponderEliminar