sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Comemorando o equinócio, com Crocus serotinus (Iridaceae), Calamintha nepeta (Lamiaceae) e dois insectos
Embora com uma semana de atraso, motivada sobretudo por alguns problemas de cariz informático, não queremos deixar de comemorar a entrada do Outono!
Trazemos assim uma bela flor outonal, de Crocus serotinus Salisb. (Iridaceae) e ainda dois bichos bem interessantes: um bicho-pau ou fasmídeo (da ordem Phasmatodea) e uma borboleta (ordem Lepidoptera), com duas fotos e uma curiosa forma de avião!
A bela labiada que acompanha o Crocus parece ser a Calamintha nepeta (L.) Savi = Clinopodium nepeta (L.) Kuntze = Melissa nepeta L. (Lamiaceae ou Labiatae).
Quaisquer identificações serão bem vindas, por parte dos ilustres entomólogos visitantes!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá.
ResponderEliminarDe facto o Outono parece ter chegado bem mais cedo para as plantas (Para o país já chegou à muito! e fora do calendário)
Esta e a M. pyrenaica já haviam dado sinais da sua presença em Agosto no Gerês-Conho para minha surpresa.
E em casa, até a Scilla autumnale já secou após frutificar com flor em Julho. Julgo que tem a ver com a água, que para meu agrado, não cai dos vários céus!!
Quanto às borboletas 'nocturnas' é a mais que comum PYRALIDAE Pyralis farinalis(Pyralinae,Meal Moth).
Quanto ao insecto-pau (após vê-lo prisioneiro na exp.-J.Bot.Porto) só o voltei a ver na S. Estrela aquando da visita guiada que o Alexandre-CISE proporcionou. Mas o interessante nisto de fotografar o que se esconde na folhagem/flores é já ter fotografado dois desta mesma ordem em casa.De facto só estando muito atento, talvez por causa da lentidão com que se movem. Claro que a sua identificação ficará para quando a Grécia voltar à época de Péricles.
Abraço e bom Outono
Carlos Silva
Olá!
ResponderEliminarMuito obrigado pelo generoso comentário e pela identificação da belíssima Pyralis farinalis!
Quanto ao bicho-pau, nesta foto pousado sobre o ombro de um ilustre botânico, pode muito bem ficar para melhor oportunidade!
Abraço e bom Outono,
ZG