terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Duas notas sobre Pittosporum (Pittosporaceae) II

Um destes dias olhei, por puro acaso, para o mapa de distribuição das Pittosporaceae. Fiquei a saber que esta família ocorre em grande parte da África subsariana e que se extende desde o Sudoeste Asiático até à Austrália e à Nova Zelândia. Com uma distribuição desta era inevitável a sua presença em Madagáscar. O aspecto mais curioso, porém, da distribuição à escala global desta família de plantas com flor está na sua abundante presença em ambientes insulares, de tal forma que surge de forma fínícola, bem longe do core da área de distribuição da famíla, na Madeira e no arquipélago das Canárias. Com uma espécie, o Pittosporum coriaceum.
As pittosporáceas estão extintas das Canárias. Os últimos exemplares indígenas do P. coriaceum sobrevivem na laurissilva madeirense, concretamente na laurissilva temperada da Ocotea foetens (Lauraceae) «til». O recém-publicado Livro Vermelho da Flora Europeia (importar lista aqui) atribui-lhe a categoria UICN CR (em perigo crítico). O P. coreaceum é, assim, a árvore mais rara de Portugal e estará no top 3 das espécies arbóres mais ameaçadas da Europa. Com tanto P. undulatum nos Açores, quem diria que um outro Pittosporum, por sinal ameaçado, se esconde nas florestas das nuvens da Ilha da Madeira!
Uma foto de um P. coriaceum cultivado no Jardim Botânico da Madeira.


4 comentários:

  1. Há quanto tempo Carlos!!
    Esta história é de arrepiar. Foi talvez a coisa que mais me fascinou da flora da Madeira o momento em que soube que havia lá um Pittosporum endémico. É como haver Ceropegia nas Canárias, mas ainda pior (no bom sentido).
    Estas ilhas têm coisas do arco-da-velha.
    Um abraço!
    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel, é verdade, andei um pouco arredado do blogue por falta de tempo. Mas estou de volta. Sim, as ilhas são fantásticas, como Humboldt, Wallace, Darwin, entre muitas outras glórias da ciência natural, já o sabiam.
    Li o teu artigo sobre o Geranium malviflorum. Boa! Agora não te esqueças de pendurar neste blogue uma imagem do dito ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo post e pelo Link.

    E ceropegias nas canárias,muito interessante!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar