sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cnestis ferruginea (Connaraceae)

Nas orlas das matas do Biombo, a NW de Bissau, é muito comum este Cnestis ferruginea:


O botânico holártico que se prepare: nos territórios tropicais em cada floresta, matagal, orla, horta, monte de entulho, há um mundo de plantas novas para descobrir.
As Connaraceae são apenas uma, entre muitas outras famílias de plantas de ótimo tropical presentes na Guiné-Bissau, não representadas na flora temperada e mediterrânica europeia. Invariavelmente têm folhas compostas, para ser mais preciso penaticompostas, e frutos tipo folículo que arremessam as sementes para cá para fora na estação seca.
Disseram-me que o nome em crioulo do C. ferruginea  quer dizer qualquer coisa do tipo "órgão sexual da cadela em cio". Esta espécie parece ter um grande interesse na diabetes, uma doença em franco crescimento em África, e não só, que não faz as pessoas felizes.

6 comentários:

  1. Serão comestíveis, os frutos? O nome vernáculo não parece muito convidativo, contudo...

    ResponderEliminar
  2. Carlos, é muito bom ver-te por aqui de novo!!

    Uma vez assisti a uma apresentação do L.Catarino - quem diria o formidável trabalho que se encobre sob a extrema humildade da pessoa!

    Espero também voltar à escrita um destes dias.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Os frutos são secos, ZG.

    ResponderEliminar
  4. Pois, tens toda a razão, CA, mas os frutos, apesar de serem folículos secos e do bizarro mome comum da planta, têm um aspecto aparentemente suculento e vagamente apetitoso...

    ResponderEliminar
  5. quero saber o nome popular aqui no Brasil?

    ResponderEliminar