sexta-feira, 15 de março de 2013

Narcissus Assoanus Dufour (Amaryllidaceae)



Para continuar a comemorar a vinda da Primavera - que está quase a chegar (e com imensas flores, tendo em conta o Inverno abundantemente chuvoso que temos tido) - aqui fica mais uma beldade actualmente em floração: o endemismo exclusivamente ibero-gálico Narcissus Assoanus Dufour (Amaryllidaceae), que Aedo in Flora iberica XX (consultada online em 2012-2013) considera como o nome correcto para os nossos conhecidos endemismos Narcissus Fernandesii Pedro e Narcissus Willkommi (Samp.) A. Fern., entre outros taxa.
(http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/imprenta/tomoXX/20_184_05_Narcissus.pdf)

2 comentários:

  1. Olá ZG:
    Este ainda não vi (como muita coisa) e quando o vir ..se tal acontecer ..terá nome uma vez mais alvo de revisão. E como no 'Dias com árvores' já foi dito,para quem como eu, vai indo em busca do que não conhece um pouco ao sabor do vento, será fácil 'apanhar' os 'endemismos portugueses' pois que parece que vão minguando à medida das revisões!
    Abraços
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos
    Obrigado pelo teu simpático comentário!
    De facto as revisões taxonómicas podem fazer minguar o nº de endemismos ... mas o mais importante é que as nossas plantas continuem de boa saúde nos seus habitats!
    Abraço,
    ZG

    ResponderEliminar