domingo, 13 de outubro de 2013

Maus investimentos (Castanea sativa)



A primavera foi chuvosa e os castanheiros investiram em força na produção de flor. Não me lembro de um ano com tantos ouriços.
O castanheiro gosta de verões quentes com trovoadas abundantes em chuva lá para o final de Agosto, início de Setembro (trovoada no início de Agosto trás bicho). Desta vez o tempo de verão prolongou-se até à entrada do Outono e as trovoadas chegaram tarde, na última semana de Setembro. À espera da chuva as árvores ainda atrasaram o ciclo reprodutivo cerca de uma semana em relação ao ano passado.
Nas variedades mais tardias, por exemplo na 'Longal', pode ser que a coisa ainda se componha. Os ouriços das cultivares mais precoces estão cheios de castanhas abortadas (fulecras), rachadas ou de baixo calibre.
Os mecanismos de ajustamento da produção de semente (investimento reprodutivo) à variabilidade ambiental nem sempre funcionam: a seleção natural não dá conta de tudo. Este ano os investimentos do castanheiro correram mal. Acontece o mesmo a muitos outros seres vivos.

1 comentário:

  1. Na verdade, nem sempre os investimentos correm bem, por muito justos e bem intencionados que sejam...

    ResponderEliminar