quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Reino Capense vrs. Região Mediterrânica


A região do Cabo (extremo SW de África) e a Bacia Mediterrânica partilham um clima de tipo mediterrânico. O chamado Reino Capense é francamente mais fitodiverso do que a Região Mediterrânica. Nunca percebi bem porquê.
Um paper ainda quente do prelo (aqui) explica tudo ao pormenor: "High richness in the Cape is linked to long-term lineage persistence in a heterogeneous but stable evolutionary context. In contrast, the climatically unstable Mediterranean Basin has offered fewer opportunities for diversity accumulation in the long term (owing to high extinction rates), but appears to be a hotspot of recent rapid speciation."

2 comentários:

  1. Olá
    Belo manancial de conhecimentos, mesmo que boa parte me esteja interdita ..por não dominar termos técnicos da área e não ter conhecimentos 'básicos' da mesma.
    Mas suponho que uma das mensagens resulta do facto do Mediterrâneo ser de facto uma zona de elevado vulcanismo (óbvio para zona de contacto entre 3 placas) - e não tendo conhecimentos profundos de geologia ou de história - e portanto ..ser alvo constante (em períodos de milhões) de 're-paisagem'! Basta lembrar, suponho, que parte adjacente como o Mar Negro ..é também, tal como está, uma criação do próprio Mediterrâneo e da sua história.
    E no caso específico das plantas bolbosas (e os meus conhecimentos nisso ..é recente e muito, muito limitado ..e apenas como mero curioso!) o Cabo é espantosamente rico ..e extraordinário [NOTA: e só o digo ..pelo que ao longo dos últimos anos, pelo Calflora,net, por ex. fui descobrindo através do interesse dum botânico residente noutra dessas zonas mediterrânicas!).
    Obrigado.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  2. Uma questão interessante para meditar, sem dúvida! Actualmente fala-se muito em alterações climáticas, que esperemos não venham a ter consequências demasiado funestas na nossa bela e fitologicamente tão interessante Região Mediterrânica!...

    ResponderEliminar