domingo, 13 de junho de 2010

Thesium humifusum ou o caju português


No outro dia fiquei fascinado ao ter "descoberto", após ter observado ao vivo, que um género que temos em Portugal - Thesium - possui um fruto com uma característica muito peculiar que é bastante mais típica das plantas tropicais: a parte carnuda do fruto maduro corresponde na verdade ao pedúnculo, que após a fecundação acumula substâncias nutritivas, engrossa e se torna carnudo. O "verdadeiro" fruto é uma pequena "noz" seca, que se encontra apensa ao extremo deste pedúnculo engrossado. Isto é praticamente o mesmo que acontece no caju (Anacardium occidentale), como já foi abordado aqui há uns tempos, sendo até a morfologia dos dois um tanto ou quanto semelhante. Esta adaptação, segundo a Flora Iberica, está relacionada com a dispersão por formigas, e assemelha-se à carúncula das sementes das Euphorbia e de muitas outras plantas que temos por cá. No entanto, as origens são distintamente diferentes, pois aqui estamos a falar de uma estrutura totalmente exterior à flor que se torna carnuda, e não do receptáculo (como nos morangos e maçãs) ou de uma estrutura interior ao fruto (como nas Euphorbia).
Na foto em baixo pode-se ver, ainda que muito incipientemente, o pedúnculo de uma flor acabada de fecundar, que irá engrossar até se tornar maior que o próprio fruto. Notar o ovário ínfero logo acima de cor mais escura, e o perianto persistente no cimo de tudo.



[Fotos: Ana Júlia Pereira]

3 comentários:

  1. Surpreendente, sem dúvida. Nunca tinha reparado nem entendido a estrutura do fruto de Thesium.

    ResponderEliminar
  2. Fenómeno curioso esse, sem dúvida. Há uma árvore asiática não tropical (Japão, China e Coreia), a Hovenia dulcis, em que os pedúnculos também ficam carnudos - e, melhor ainda, comestíveis, tanto que ela é conhecida como árvore-das-passas. Já provei num bolo de confecção caseira e fica excelente. Não foi preciso ir à Ásia: a árvore existe, mais ou menos incógnita, no Jardim Botânico do Porto, e a Maria Carvalho até falou dela aqui.

    [ATENÇÃO AOS DISTRAÍDOS: suponho que o Thesium humifusum nada tem de comestível e deve até ser venenoso.]

    ResponderEliminar
  3. Caju, em tupi, yu, significa amarelo. E Anacardium significa coração invertido, uma alusão ao formato do pseudofruto do cajueiro. A qual família pertence o Thesium?

    ResponderEliminar