sábado, 11 de junho de 2011

Glycine max (Fabaceae), a planta mais perigosa do mundo I

A Glycine max, i.e. a soja, foi domesticada na China a partir da soja-selvagem (Glycine soja), uma leguminosa indígena do sudeste asiático com uma enorme área de distribuição. Vários centros de origem, todos localizados no interior da China, têm sido propostos para a soja. O mais provável é que a sua domesticação tenha ocorrido, de forma independente, em mais de uma região, entre as quais o troço médio do Rio Amarelo e, mais a sul, no vale do Rio Yangtze. Os mais antigos macrorrestos de sementes de G. max datam de 3000 BP (antes do presente); a documentação histórica antecipa para ca. 4500 BP o seu cultivo.
A domesticação da G. soja compreendeu um alargamento do ciclo de vida, a redução da dimensão das plantas e do número de ramificações, o desaparecimento das características de planta trepadora (as plantas de G. max sustentam-se na vertical) e um aumento do tamanho  das vagens e das sementes. No centro de origem da espécie co-existem tipos selvagens (G. soja), plantas domesticadas (G. max) e plantas com características intermédias.

Entre as plantas cultivadas a soja é aquela que atinge o maior teor de proteína na semente (40 %) e a maior percentagem de óleo (atinge 20% do peso da semente) relativamente ao peso total da planta. Na Ásia, sobretudo na China, a soja é consumida sob a forma de tofu (alimento de consistência semelhante ao queijo que resulta da coagulação das proteínas do leite de soja após a adição de cloreto de magnésio), leite de soja (produzido a partir da moenda do grão-de-soja com água), creme seco de soja (um derivado do leite de soja) e molho de soja. A maior parte da produção mundial de soja é destinada à produção de óleos alimentares e alimentos compostos animais.
Segundo a FAOSTAT em 2009 a produção mundial atingiu se soja em 2009 as 223,2 10^6 toneladas, cultivadas em 99,5 x 10^6 ha.
Evolução da área cultivada e da produção de soja à escala global (FAOSTAT, acedido a 11-VI-2011) ... sempre a crescer!

(continua)

8 comentários:

  1. Quando vi a planta na aula de Introdução a agronomia, compreendi porque o agronegócio vai devastar as florestas brasileiras. Gosto do tofu e do molho. Mas sou contra o excesso de plantio que estão executando em todo o mundo. Por favor me mantenham informada sobre o assunto. Visitem meu blog: http://agroecologiace.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Porque é a planta mais perigosa do mundo?

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo, a explicação ficou adiada para o próximo post.

    ResponderEliminar
  4. OK, espero que não seja venenosa, pois eu como montes de soja!...
    Anónimo

    ResponderEliminar
  5. não há uma foto da planta?

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante, este post, aguardamos a continuação. E sobre as lentilhas (lens culinaris)salvo erro um dos dez alimentos mais nutritivos, espero eu que não tenha sido submetido a transgenização, o que nos diz?

    ResponderEliminar
  7. Oi estamos aguardando a continuação sobre a perigosa... muito velha,muito viva, adaptavel, proteica por demais, aproveitavel por demais, é mesmo um perigo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Caro CBA peço desculpa, mas só na segunda quinzena de Agosto escreverei o segundo post da saga. Obrigado pelo interesse.

    ResponderEliminar