sexta-feira, 20 de julho de 2012

Trifolium alexandrinum (Fabaceae) I

Qual é a planta mais cultivada no Egipto moderno?
Se a agricultura do Egipto antigo se tivesse mantido, imutável, até aos dias de hoje, o Triticum diccocum povoaria a terras submergidas pelas cheias do Nilo (as cheias decorrem entre Julho e Setembro, sendo o cereais de pragana semeados no Outono; o T. diccocum, o farro dos agrónomos clássicos romanos, é um trigo vestido tetraplóide, hoje extinto  no território continental português, muito cultivado na proto-história e no período romano). Nas terras mais interiores, de cota um pouco mais alta, marginalmente banhadas pelas águas do Nilo, o trigo seria substituído pela cevada (Hordeum vulgare), o cereal mediterrânico mais adaptado à escassez de água.
A combinação de altas temperaturas na Primavera-Verão com água abundante para rega é, obviamente, favorável às plantas C4, como o milho ou o sorgo. Estas espécies são ambas fundamentais na alimentação das populações rurais egípcias actuais.
O cultivo industrial do algodoeiro, sobretudo do algodoeiro-de-fibra-longa (Gossypium barbadense), foi a base da economia egípcia desde a fundação da dinastia Alawiyya, no início do século XIX, até à segunda metade do séc. XX.
Mas não. Pese embora a importância dos cereais de Outono-Inverno (sobretudo do Triticum aestivum «trigo-mole»), do milho, do sorgo, ou da cultura do algodoeiro, a planta mais cultivada do Egipto é um simples trevo anual, o Trifolium alexandrinum, conhecido na comunidade agronómica por bersim.


Trifolium alexandrinum «bersim». É muito fácil distinguir o T. alexandrinum dos seus congéneres. Para além dos capítulos pedunculados de flores branco-amareladas, que emergem de duas folhas opostas, o bersim caracteriza-se por possuir grandes pêlos na margem das estípulas (vd. foto).

2 comentários:

  1. Muito interessante. Era cultivado em consorciação com o Trigo, para fixar Azoto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, sem dúvida!
    É um trevo bonito, mas que não é dos mais conhecidos em Portugal. E é muito curioso ser o Trifolium alexandrinum (bersim) a planta mais cultivada do Egipto. Estamos de facto sempre a aprender neste blog!
    Abraço,
    ZG

    ResponderEliminar