segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Que árvore é esta? (III)

 Genista florida (Fabaceae)

Como se constrói um montado de giestas?
Quatro etapas:
1) Suspensão da agricultura - a mobilização do solo elimina irremediavelmente as plantas herbáceas pratenses e os arbustos;
2) Reconstrução por sementeira ou por abandono do estrado arbustivo - a sementeira, por exemplo do Cytisus striatus, era uma prática comum no norte e centro de Portugal sendo a sementeira das giestas, muitas vezes, realizada em simultâneo com o cereal no último ano antes do pousio; as giestas instalavam-se então sob a protecção do  cereal; durante a ceifa (à mão) havia o cuidado de não as danificar;
3) Desadensamento e condução dos arbustos;
4) Estabilização do coberto herbáceo pelo pastoreio.
Um dos últimos grandes agrónomo portugueses - o Engº Fernando Gusmão - contou-me há uns meses atrás, que no Barroso, antes da chegada dos adubos de síntese, se praticava uma rotação de 14 anos com giestas (C. striatus) nas terras mais pobres: 13 anos de giesta e 1 de cereal. Uma rotação semelhante de 7 anos foi-me explicada para a Terra-Quente transmontana.
Quem quiser aprofundar o papel das giestas nos sistemas de tradicionais de agricultura da montanha portuguesa tem que ler os artigos do Prof. George Estabrook (ver aqui).
Remato o post com uma ideia de investigação que pelos vistos nada tem de novo: o montado de giestas. A recuperação deste modelo não é despiciente se tomarmos em consideração as ameaças à segurança alimentar que pairam sobre globo, e que a síntese da amónia depende, em exclusivo, de energias fósseis. Depois até pode ser uma forma de ajudar a desenvolver no mediterrânico o conceito de "forest garden" proposto pelos permacultores.

5 comentários:

  1. Artigo, foto e post muito interessantes!!

    ResponderEliminar
  2. Não nos podemos esquecer também das sementeiras de tojo. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Esse artigo cita especies para a Beira Alta que nao existem nela: Cistus monspeliensis, Euphorbia characias e Genista cinerea, a ultima das quais nao se encontra sequer em Portugal.
    A Euphorbia characias deve corresponder a Euphorbia oxyphylla. A Genista cinerea talvez seja a Genista cinerascens e o Cistus podera ser o Cistus psilosepalus, quem sabe?

    ResponderEliminar
  4. 13 anos à espera; a vida não devia ser fácil.

    ResponderEliminar