terça-feira, 12 de abril de 2011

Alyssum minutum (Brassicaceae)

Antes que a Primavera avance em demasia, interrompo temporariamente os meus devaneios sobre agricultura e plantas agrícolas para mostrar uma pequena e fugaz planta, daquelas que facilmente passam despercebidas ao botânico mais treinado e atento.
Alyssum minutum (Brassicaceae)

Este Alyssum anual faz parte de um grupo alargado de vegetais neutrófilos que povoa as rochas básicas nordestinas, e que por ali fica, não avançando mais para sul, país adentro (o A. minutum está citado para a Beira Alta mas não faço ideia para onde). Conforme se pode confirmar na foto, tem os frutos (silículas) glabros, ao contrário dos demais congéneres presentes no território Português.
O A. minutum foi colhido pela primeira vez em Portugal por Gonçalo Sampaio numa das suas memorável viagens de comboio a Trás-os-Montes. A linha do Tua chegou a Bragança em 1906. A plantas mais interessantes foram colhidas por G. Sampaio em 1904 e em 1909. Nas listas publicadas por este eminente botânico conta-se uma mão cheia de espécies novas para Portugal (e.g. Alyssum minutum, Phleum phleoides, Saxifraga dichotoma subsp. albarracinensis, Silene legionensis e Rubus genevieri), e para a ciência (e.g. Digitalis amandiana, ver aqui).

4 comentários:

  1. Já me apareceu juntamente com o Holosteum umbellatum perto da ponte de Remondes...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Paulo. Não sabia que descia a sul da Serra de Nogueira.

    ResponderEliminar
  3. É muito raro, de tal maneira que só o encontrei uma vez nos solos básicos daquela zona. Abraço.

    ResponderEliminar