quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Scutellaria minor (Labiatae) e mais algumas beldades (Insecta)




















Como o título do post indica, trazemos hoje aqui a belíssima Scutellaria minor Hudson, Fl. Angl.: 232. 1762 (Labiatae ou Lamiaceae), que gosta muito de água,
e ainda mais algumas beldades (Insecta), entre as quais duas borboletas e uma larva bem interessante!
Como vem sendo habitual, recorremos à perícia identificativa dos ilustres frequentadores deste blog!

Como sugestão musical, fica hoje, de Harold Budd e Brian Eno, a excelente "Late October":
Harold Budd/Brian Eno - Late October - YouTube

6 comentários:

  1. Olá (outra vez!)
    Para um leigo como eu a Scutelaria minor foi uma das que o Alexandre/CISE me(nos) apontou/identificou num recente passeio à Flora da Serra da Estrela;nunca a vira em 'pessoa' e foi bem difícil fotografa-la com resolução.
    Quanto às 'traças'-e frequento com rotina este blog tb é na esperança de muitas das por mim já fotografadas e não identificadas aqui sejam apresentadas e fique a saber o seu nome 'civil' pelos especialistas (as 'micro' são um desafio tremendo!)-aqui vai o que me apraz dizer (creio estar correcto o que digo mas..):
    1ªFoto:PYRALIDAE (Pyralinae)Aglossa pinguinalis (Large Tabby),bastante vulgar e como as outras entra nas casas sem autorização.
    2ªFoto:ARCTIIDAE (Arctiinae) Phragmatobia fuliginosa(Ruby Tiger,à direita na foto) que um dia à noite me apareceu em casa, este ano.Muito bela.
    A outra (à esquerda) deverá ser NOCTUIDAE mas qual,desconheço:Mythima? são tantos géneros e por vezes tão parecidas que..deixo para outros!
    3ªFoto: não me atrevo embora creio(?) já a ter fotografado num passeio pela S.Estrela-Poço Inferno;mas não sei de momento.
    Abraço
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá (outra vez!)
    Muito obrigado pelo fantástico comentário e preciosas identificações!!
    De facto, temos recebido numerosas visitas de simpáticas borboletas, que vamos fotografando (normalmente são bons modelos!).
    Também é verdade que a Scutellaria minor não é das mais fáceis de fotografar!
    Abraço
    ZG

    ResponderEliminar
  3. Bem..não gosto de deixar algo a meio quando 'alguma coisa tilinta cá dentro' e 'tilinta' sempre quando já fotografei!: arrisco,depois de ver nos meus ficheiros o nome que lhe dera na altura,baseado em fotos de 'caterpilars',já que convém que este blog (julgo!) tenha o maior nº de 'pistas' s/ a vida daquilo que cresce aprisionado à terra ou daquilo daquilo que voa/voará livre :NYMPHALIDAE Mellicta athalia(?)
    Bem..que os especialistas eliminem qq dúvida!
    Abraço
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  4. Excelente!
    Mais uma preciosa identificação!
    Havemos de postar aqui mais alguns bichos engraçados!
    Abraço
    ZG

    ResponderEliminar
  5. Olá! As duas borboletas na mesma foto pertencem à mesma espécie: Mythimna scirpi, uma das espécies deste género mais comuns em Portugal. Já a lagarta, pode ser de duas espécies: ou Melitaea athalia ou Melitaea deione, ambas se podem encontrar alimentando de Digitalis purpurea.

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Obrigado pela correcção de um olhar experimentado.
    Bem..sendo assim tão comum lá vou ter que rever as 'minhas Mythimna's.Obrigado.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar