domingo, 14 de agosto de 2011

Staehelina dubia (Compositae), Scrophularia grandiflora (Scrophulariaceae) e mais alguns bichos (Insecta)





















Voltando às Compostas (ou Asteráceas), aqui fica a belíssima Staehelina dubia L., Sp. Pl.: 840. 1753, um endemismo exclusivo da Região Mediterrânica Ocidental (Greuter, W. (2006-2009): Compositae (pro parte majore). – In: Greuter, W. & Raab-Straube, E. von (ed.): Compositae. Euro+Med Plantbase - the information resource for Euro-Mediterranean plant diversity), que se pode encontrar sobretudo em locais rochosos de natureza calcária.

Deixamos também alguns insectos: um coleóptero lindíssimo, ovóide, de cor verde metálica sobre Mentha suaveolens Ehrh, Beitr. Naturk. 7: 149. 1792 (Labiatae ou Lamiaceae), ao que supomos; uma bela borboleta doméstica e ainda um díptero bem interessante, com uma pinta vermelha lombar, pousado sobre a rara e endémica (exclusiva de Portugal ou da Península Ibérica, conforme as fontes)
Scrophularia grandiflora DC. Cat. Pl. Horti Monsp.: 143. 1813 (Scrophulariaceae)
(Marhold, K. (2011): Scrophulariaceae. – In: Euro+Med Plantbase - the information resource for Euro-Mediterranean plant diversity
The Euro+Med Plantbase Project
ou a Flora iberica vol. XIII: http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/13_144_02_Scrophularia.pdf)

Agradecemos, evidentemente, a identificação dos simpáticos insectos aos entomólogos que por aqui passarem!

Como sugestão musical, fica hoje a belíssima "Good Times", dos Chic:
Good Times - Chic (1979) - YouTube

9 comentários:

  1. O insecto verde acho que é uma Dlochrysa fastuosa, conhecido cá, na GAliza como mata-vacas pela sua suposta toxicidade para o gado se for comido accidentalmente, ainda que não sei quanto há de verdade nisso. Assim de memõria pouco mais posso aportar.
    saudos

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela preciosa identificação do belo crisomelídeo luso-galaico!!
    saudos,
    ZG

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    A última foto é da família Goemetridae (Sterrhinae)Rhodometra sacraria e de facto é muito vulgar principal/ nos campos de herbáceas;e como muitas é atraída pela luz dos homens (salvo seja!).
    Quanto ao resto da fauna embora já fotografados tanto o 'insecto verde' como a outra (esta de abdómen vermelho talvez não!) de facto ainda estão nas minhas 'caixas de desespero' para identificação.
    Quanto à flora Staehelina dubia vocês vão-me trazendo sempre novas.Obrigado.
    Abraço
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Muito obrigado pelo comentário e identificação da borboleta!!
    Quanto ao coleóptero verde, já foi identificado pelo ilustre entomólogo galego!
    Quanto à mosca de pinta rubra sobre Scrophularia grandiflora, quem sabe? Os dípteros não parecem ser os insectos predilectos dos frequentadores deste blog!
    Abraço,
    ZG

    ResponderEliminar
  5. ZG, importa referir que a S. dubia é uma das únicas compostas arbustivas da flora de Portugal (adicionem-se algumas espécies de Artemisia, Helichrysum e Santolina) e que a S. grandiflora é um endemismo português. Esta última espécie, apesar de ter uma distribuição restrita centrada no troço final do vale do Mondego, é localmente frequente em arrelvados viários. Ainda há pouco tempo observamo-la os dois no campus da Escola Superior Agrária de Coimbra. Abc.

    ResponderEliminar
  6. Olá Carlos!
    Excelente comentário, com observações bem tempestivas e verdadeiras!
    Abc.
    ZG

    ResponderEliminar
  7. Olá (também p/ o Carlos Aguiar):
    Por que já fotografara um díptero (não igual mas parecido) levou-me a pesquisa mais intensa se bem que curta/rápida e julgo ser da família RHAGIONIDAE. É o melhor que consigo para já.Talvez assim outros pesquisem também ou saibam e nos dêem a beber o seu conhecimento.
    Quanto à S. grandiflora (e se não estou equivocado(o que pode suceder c/ 'higher odds'), tb a vi em Sicó no acesso ao Canhão do Poio.E quando a vi fiquei espantado com a dimensão da flor quando comparada com algumas outras do género que conhecia.Bem mais do dobro.
    Cumprimentos
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  8. CORRECÇÃO (não gosto de cometer erros mesmo correndo o risco de reincidir):
    estava mesmo equivocado(a memória visual vai falhando de quando em vez!)
    Em Sicó era(julgo?) a S. sambucifolia,de folhas de cor mais clara, muitas inflorescências e flor bastante grande;caule de 1.5m.
    A que denominei (erradamente?)de S. grandiflora (e já não lembro por que lhe dei esse nome,se baseado em algum guia que consultei) foi fotografada só uma vez,em 2010,no...J.Bot.Porto numa zona marginal e sombria/húmida.Em 2011 já não a encontrei:flor tb grande mas menor e folha mais verde e menos inflorescência.
    Só para tentar!!! ser o mais rigoroso possível.E mais não consigo dizer salvo que ambas tinham pilosidades do caule,~1m.
    Até breve.
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Muito obrigado pelas sugestões e correcções!
    Quanto ao Rhagionídeo, já é um bom avanço saber a que que família pertence!!
    Até breve,
    ZG

    ResponderEliminar