terça-feira, 22 de novembro de 2011
Opuntia elata Salm-Dyck
Fotos: Duarte Silva
As Opuntia, vulgarmente designadas como figueiras-do-diabo, são dos géneros mais complicados do Novo Mundo. Este género possui cerca de 200 espécies, que se distribuem desde a América do Norte à América do Sul, numa grande diversidade de ambientes. Apercebi-me da dificuldade em identificar estas plantas quando tive como tarefa identificar a coleção do jardim botânico do Porto. A experiência foi positiva já que me permitiu conhecer com mais profundidade as Cactaceas e rapidamente constatei que a revisão do género feita para a Flora Ibérica estava muito incompleta. Uma das espécies que ocorre mais frequentemente no Norte de Portugal tinha sido incorretamente identificada desde a sua introdução há mais de um século. Depois de a identificar, contactei um dos especialistas do género, o falecido curador do jardim botânico de Berlim, o Dr. Beat Ernst Leuenberger, que confirmou a minha identificação. A Opuntia elata é originaria do sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, ocorrendo em ambientes semi-xerófilos mas que podem ter alguma humidade durante parte do ano. Ao contrário da Opuntia maxima, antigamente denominada Opuntia ficus-indica, espécie que também ocorre no vale do Douro, o calor estival da Terra Quente deixa a Opuntia elata em stress hídrico e no verão a planta pode perder a turgidez natural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais um excelente post, com duas belíssimas fotos!!
ResponderEliminarObrigado Paulo,
ResponderEliminarhá algum tempo que suspeitava que umas Opuntias que tinha visto no Douro não seriam O. ficus-indica, mas não tive oportunidade de me dedicar a identifica-las. Ao ver as fotos e ler as características que mencionas, de certeza que tinha visto O. elata.
AC
Obrigada pela visita aos 'olhares soltos...' e pela informação deixada...! Aqui está uma bela foto desta espécie de cactos, acompanhada de boa informação!
ResponderEliminarObrigado a todos pelos comentários.
ResponderEliminarPaulo Alves
Olá,
ResponderEliminarEm que zonas do Douro é possível encontrar O. elata? gostava de tirar umas fotos.
Que outras espécies de Opuntia existem em Portugal?
Cumprimentos
A Opuntia é comum na bacia do Douro, sendo o seu carácter invasor mais vincado na zona de Foz Tua.
EliminarA identificação das opuntias existentes em Portugal tem sido um dos meus passatempos preferidos! Não são tão poucas como se pode pensar. Existe a tendência para chamar figueira-da-índia a tudo o que se lha assemelha mas não é verdade. A diversidade deste tipo de planta é grande. Na minha página, no facebook, "Opuntias_Portugal" já estão identificadas um número razoável. É uma tarefa bem complicada que só com a ajuda de outros "amantes" destas plantas vai sendo possível executá-la.
ResponderEliminarDeixo aqui um convite a todos os que se interessem pelo tema a visitar e comentar/ajudar a minha página. https://www.facebook.com/OpuntiasPortugal?ref=hl#