terça-feira, 22 de novembro de 2011

Opuntia elata Salm-Dyck



Fotos: Duarte Silva
As Opuntia, vulgarmente designadas como figueiras-do-diabo, são dos géneros mais complicados do Novo Mundo. Este género possui cerca de 200 espécies, que se distribuem desde a América do Norte à América do Sul, numa grande diversidade de ambientes. Apercebi-me da dificuldade em identificar estas plantas quando tive como tarefa identificar a coleção do jardim botânico do Porto. A experiência foi positiva já que me permitiu conhecer com mais profundidade as Cactaceas e rapidamente constatei que a revisão do género feita para a Flora Ibérica estava muito incompleta. Uma das espécies que ocorre mais frequentemente no Norte de Portugal tinha sido incorretamente identificada desde a sua introdução há mais de um século. Depois de a identificar, contactei um dos especialistas do género, o falecido curador do jardim botânico de Berlim, o Dr. Beat Ernst Leuenberger, que confirmou a minha identificação. A Opuntia elata é originaria do sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, ocorrendo em ambientes semi-xerófilos mas que podem ter alguma humidade durante parte do ano. Ao contrário da Opuntia maxima, antigamente denominada Opuntia ficus-indica, espécie que também ocorre no vale do Douro, o calor estival da Terra Quente deixa a Opuntia elata em stress hídrico e no verão a planta pode perder a turgidez natural.

7 comentários:

  1. Mais um excelente post, com duas belíssimas fotos!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo,
    há algum tempo que suspeitava que umas Opuntias que tinha visto no Douro não seriam O. ficus-indica, mas não tive oportunidade de me dedicar a identifica-las. Ao ver as fotos e ler as características que mencionas, de certeza que tinha visto O. elata.
    AC

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita aos 'olhares soltos...' e pela informação deixada...! Aqui está uma bela foto desta espécie de cactos, acompanhada de boa informação!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos comentários.
    Paulo Alves

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Em que zonas do Douro é possível encontrar O. elata? gostava de tirar umas fotos.
    Que outras espécies de Opuntia existem em Portugal?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Opuntia é comum na bacia do Douro, sendo o seu carácter invasor mais vincado na zona de Foz Tua.

      Eliminar
  6. A identificação das opuntias existentes em Portugal tem sido um dos meus passatempos preferidos! Não são tão poucas como se pode pensar. Existe a tendência para chamar figueira-da-índia a tudo o que se lha assemelha mas não é verdade. A diversidade deste tipo de planta é grande. Na minha página, no facebook, "Opuntias_Portugal" já estão identificadas um número razoável. É uma tarefa bem complicada que só com a ajuda de outros "amantes" destas plantas vai sendo possível executá-la.
    Deixo aqui um convite a todos os que se interessem pelo tema a visitar e comentar/ajudar a minha página. https://www.facebook.com/OpuntiasPortugal?ref=hl#

    ResponderEliminar