quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Diplotaxis catholica (Brassicaceae) e Spergula arvensis (Caryophyllaceae)

O Outono adensa-se. Dois dias seguidos de chuva a sério, finalmente! O frio embora (muito) atrasado, não deve tardar. Entretanto, algumas das anuais que germinaram com as primeiras chuvas de Outubro, já produziram flores e frutos, e preparam-se para disseminar as primeiras sementes maduras.
Os dois campeões da precocidade no NE de Trás-os-Montes são ...

Fruto imaturo de Diplotaxis catholica (Brassicaceae). N.b. estilete e estigma na extremidade distal (oposta ao pedicelo) do fruto em formação; ovário a evoluir para fruto com sementes imaturas no seu interior; sementes dispostas em duas fiadas longitudinais, a principal característica do género Diplotaxis [Moncorvo, Vilariça]

Spergula arvensis (Caryophyllaceae) [Moncorvo, Vilariça]

Ao olhar para estas plantas recordei-me de uma das vantagens evolutivas das angiospérmicas geralmente citadas nos livros de evolução de plantas: rápida fecundação e formação de sementes (nas gimnospérmicas [e.g. pinheiros e ciprestes] a fecundação e a disseminação das sementes distam mais de um ano, enquanto uma angiospérmica [plantas com flor] pode florir e produzir sementes em poucos dias).
[fotos C. Aguiar]

4 comentários:

  1. São espantosamente rápidas!

    ResponderEliminar
  2. A velocidade da Diplotaxis catholica é de facto assombrosa, aqui pelo Alentejo é também a campeã e creio que por esta altura também já deve estar em pleno como aí!
    Lembra-me há uns anos quando trabalhámos nas aulas de Diferenciação e Morfogénese com uma variedade de Arabidopsis thaliana, que completava o ciclo de vida em 17 dias!
    Já agora uma nota, um olhar menos atento pode confundir D. catholica com Brassica barrelieri - esta última floresce apenas na Primavera mas mesmo assim há alguma sobreposição. Uma característica objectiva para as distinguir é que a última tem as folhas todas em roseta, enquanto D. catholica tem folhas caulinares.
    (corrijam-me se estiver errado!)
    Até logo!

    ResponderEliminar
  3. "live fast and die young" é, certamente a estratégia destas plantas.

    ResponderEliminar
  4. São verdadeiros prodígios da Natureza!
    zg

    ResponderEliminar