domingo, 8 de novembro de 2009

Sobre a introdução da cultura do castanheiro para fruto em Portugal


Fim de semana outonal na Aldeia de Maçãs (Bragança). Os soutos estão cheios de gente a apanhar a castanha do chão. O produto de um longo dia de trabalho, acondicionado em sacas de adubo ou de batata-semente acumula-se junto à estrada, sob a protecção de um frondoso castanheiro. A tardinha aproxima-se. Mais uma hora e a carrinha de caixa aberta estará atestada de sacos de castanha, pronta para partir para a cidade.

Uma recente revisão das fontes históricas e paleoecológicas disponíveis sobre a história antiga do castanheiro como planta cultivada na Europa, oferece-nos quatro importantes conclusões (Conedera et al., Veget Hist Archaeobot, 13, 2004):
  • A primeira evidência do alargamento da distribuição do castanheiro liderado pelo Homem provém da Anatólia (Turquia) e data de 2100-2050 a.C.;
  • O cultivo do castanheiro terá sido levado para a Península Itálica pelos Gregos;
  • Não existem provas da plantação e cultivo sistemático do castanheiro fora da Península Itálica durante o período romano;
  • O castanheiro só ganha importância como planta frumentária no NW europeu na Alta Idade Média, consolidando-se nos sistemas tradicionais de agricultura a partir do séc. XI.
Esta última conclusão é particularmente importante. A cultura do castanheiro para fruto é, então, uma das inovações tecnológicas agrícolas da "revolução agrícola medieval"!

5 comentários:

  1. A "revolução agrícola medieval" é mais uma novidade fascinante que se aprende neste espantoso blog!

    zg

    ResponderEliminar
  2. Sou um leigo nestas matéria da natureza, mas se bem entendi o que escreveu, o castanheiro como árvore de cultivo destinada à alimentação só terá sido introduzido na Península Ibérica na alta Idade Média.

    É muito curioso o que afirma, porque há uma certa mitologia à vilta dos povos celtas, no Norte de portugal que se alimentariam sobretudo de castanhas.

    Por último, acheio o blog muito interessante

    Luís

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís só agora leio o seu comentário. Os povos célticos não comiam, de facto, castanhas. A bolota (glande) das azinheiras, sim, deverá ter sido importante na sua dieta alimentar.

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos Aguiar

    As revelações que faz são surpreendentes. Tradicionalmente, a Alta Idade Média é associada a um grande recuo civilizacional. Enfim, Roma caiu, chegaram à Península, os Suevos, os Visigodos e os Vândalos que seriam uma gente terrível, que destruiu muito e construiu pouco e pouco ou nada deixou escrito

    Claro, em 711 chegam os Muçulmanos e esse são uma gente civilizada que terão aperfeiçoado muito as técnicas agrícolas usadas pelos romanos. Mas os mouros estão pouco tempo no Norte de Portugal. Em meados de 800 os Cristãos já estão no Porto outra vez.

    Quem terá introduzido o castanheiro no Norte de Portugal? Os Suevos ou os Visigodos? Ou será que apareceu no Baixo Império?

    Abraço e aguardo pela sua respostas, pois acho a questão tão apaixonante como a própria árvore em si.

    Luís Y

    ResponderEliminar
  5. Caro Luís, não tenho o hábito de rever os posts antigo e, por isso, falho a resposta a alguns comentários. A sua pergunta é de difícil resposta. No entanto, a opinião dos especialistas parece convergir numa introdução romana.

    ResponderEliminar