quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Leontopodium nivale subsp. alpinum (Asteraceae)
Para comemorar este Natal tão gelado, com votos de boas festas para todos os camaradas botânicos e bloguistas, nada como o bom velho Leontopodium nivale subsp. alpinum (Cass.) Greuter in Willdenowia 33: 244. 2003, bem conhecido como "edelweiss" - vocábulo germânico que significa "nobre brancura" ou "nobre pureza", como se pode confirmar aqui: Leontopodium alpinum - Wikipedia, the free encyclopedia.
Também se pode designar como "pé de leão" ou "flor da rainha", como nos informa a excelente enciclopédia acima citada. É um endemismo das montanhas europeias que, infelizmente, não se encontrou ainda em Portugal.
The Euro+Med Plantbase Project
Para acompanhar musicalmente esta maravilha, vamos sugerir, do grande compositor veneziano Antonio Vivaldi, Juditha Triumphans - Arma, caedes, vindictae, furores:
YouTube - Antonio Vivaldi - Juditha Triumphans - Arma, caedes, vindictae, furores
YouTube - Vivaldi: Arma, caedes, vindictae (Juditha Triumphans)
um fragmento de uma obra composta para comemorar a vitória da República de Veneza no então recente cerco de Corfu (1716):
Juditha triumphans - Wikipedia, the free encyclopedia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É curioso, dois posts publicados simultaneamente, acho que ainda não tinha acontecido...
ResponderEliminarUma planta com os parentes mais próximos nos Himalais, se não estou em erro.
ResponderEliminarOs capítulos dos Leontopodium e de outros géneros próximos são pequenos e pobres em flores, surgindo reunidos numa estrutura semelhante a uma flor, num pseudanto, portanto, conforme se vê na foto. Por seu turno os capítulos são agregados de flores já de si parecidos com flores. Portanto, no Leontopodium temos flores organizadas em metaflores, e estas em meta-metaflores ;)
Metaflores é bonito! Meta-metaflores é ainda mais giro! Obrigado pelo comentário, Carlos, e obrigado também ao ilustre Luis Mendonça de Carvalho pelas excelentes sugestões musicais que nos tem oferecido!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA mesma estrutura metametafloral está presente numa planta espontânea no nosso país - uma plantinha tão insignificante que podemos pisá-la sem dar por ela. Trata-se da Evax pygmaea.
ResponderEliminarEvax pygmaea, "O nosso edelweiss" é um post fantástico!
ResponderEliminar