Faleceu na manhã de ontem, em Azeitão, com 95 anos de idade o notável botânico Engº Agrónomo José Gomes Pedro.
O Engº Gomes Pedro é conhecido entre os naturalistas portugueses pelas suas publicações sobre a Flora da Serra da Arrábida. Muitos dos que com ele conviveram não saberão, porém, que antes de se dedicar à flora arrabidense o Engº Gomes Pedro foi Director-Geral da Agricultura de Moçambique e um exímio botânico tropical. Contou-me um dia que em Moçambique os carregadores lhe chamavam "o homem que sobe às árvores" - para colher flores, claro - numa língua indígena que não recordo.
Tempos heróicos estes. As excursões botânicas duravam meses. Dava tempo para semear o milho, colher as massarocas, e alimentar e criar as galinhas que faziam parte da companha. E cada planta colhida tinha boa probabilidade de vir a ser um tipo nomenclatural.
A África acabou para os botânicos portugueses, e a flora europeia não tem graça. Com menos graça ficou também a botânica portuguesa sem o Engº Gomes Pedro.
Carlos Aguiar
Um grande botânico, sem dúvida.
ResponderEliminarTambém participou intensamente nas heróicas campanhas botânicas do Estudo Fitogeográfico da Região Duriense, nos anos 40.
E trabalhou afincadamente no PNA durante anos, organizando um herbário fantástico e acompanhando as nossas saídas de campo, com um afinco e fazer inveja aos mais novos!
ResponderEliminarE também descreveu uma espécie nova de narciso
ResponderEliminar(Amaryllidaceae): Narcissus fernandesii Pedro, Bol. Soc. Brot. sér. 2, 21: 60. 1947
IPNI Plant Name Query Results
E, muito justamente, foi-lhe dedicada uma excelente espécie arbustiva de eufórbia arrabidense:
ResponderEliminarEuphorbia pedroi Molero & Rovira, Anales Jard. Bot. Madrid 55(1): 198. 1997
IPNI Plant Name Query Results
Essa extraordinária espécie -assim denominada em homenagem a um botânico extraordinário- foi já publicada aqui neste blog, em 17 de Março de 2009 (Euphorbiaceae), pelo ilustre JCapelo.
ResponderEliminarE foi o primeiro botânico a colher (?) o Convolvulus fernandesii e a perceber que se tratava de uma espécie nova, apesar de não ser um dos seus autores.
ResponderEliminarMais uma informação interessante: supomos que o Eng.º Gomes Pedro foi, entre todos os botânicos portugueses (especialistas em plantas vasculares), aquele que viveu mais tempo.
ResponderEliminarA seguir encontram-se outros dois grandes botânicos que se dedicaram também sobretudo à flora africana: Francisco de Ascensão Mendonça (1889-1982) e António Rocha da Torre (1904-1995), de acordo com a informação que consta do Mabberley's Plant-Book (2008).
Convém notar que Francisco de Ascensão Mendonça, tal como José Gomes Pedro, para além da flora africana, também estudou afincadamente a flora da Região Duriense e também publicou uma nova espécie de Narcissus (Amaryllidaceae):
ResponderEliminarNarcissus calcicola Mendonça -- Bol. Soc. Brot. vii. 318 (1929-30)
IPNI Plant Name Query Results
Como botânico, no campo, tinha 'olho'; basta ver os exemplares que herborizou ao longo da sua vida.
ResponderEliminarA flora europeia já passou a fase exploratória das descobertas que provocam picos de adrenalina. Estamos agora numa fase mais analítica, a qual tem também a sua graça; este blog é um bom exemplo.
Eu também acho que a flora europeia continua a ter muito interesse. Até surgiu recentemente a Sociedade Portuguesa de Botânica -uma iniciativa de grande mérito-, assim como numerosos blogs bem interessantes!
ResponderEliminarE para além das nossas plantas nativas, temos também cá numerosas exóticas, cultivadas e não só, que são também muitíssimo interessantes!