domingo, 4 de outubro de 2009

Viburnum opulus (Adoxaceae)

Outro Viburnum, à semelhança do V. lantana (ver aqui), em Portugal apenas conhecido das terras altas do NE de Trás-os-Montes.



Viburnum opulus «caneleiro» (Adoxaceae). N.b., as flores de maior dimensão que marginam a inflorescência são estéreis, e têm por função atrair os insectos polinizadores. Na perspectiva (à escala) do insecto polinizador, a inflorescência do V. opulus provavelmente assemelhar-se-à, ao longe, a uma flor, desempenhando as flores estéreis uma função análoga à das pétalas de uma flor [fotos C. Aguiar]

O V. opulus pode ser observado, com alguma facilidade, por exemplo, em clareiras, ou na orla, dos bosques ripícolas que marginam o Rio Tuela (concelho de Vinhais) e a Ribeira de Alimonde (concelho de Bragança). Esta espécie floresce muito cedo, no início de Abril, quando a copa de muitas das árvores da região ainda repousa sem folhas. Talvez por esta razão tenha escapado ao olhar atento dos botânicos que percorrem o NE de Portugal no último século.
Muitos dos leitores deste blogue certamente conhecerão este arbusto alto porque é muito cultivado nos jardins portugueses. Foram detectados indivíduos assilvestrado de V. opulus em algumas ribeiras do Centro Oeste (e.g. Serra de Sintra).

1 comentário:

  1. São admiráveis, os tesouros que se encontram nas terras altas do NE de Trás-os-Montes!!

    zg

    ResponderEliminar