domingo, 24 de outubro de 2010

Sobre as comunidades de plantas anuais

No mediterrâneo a maior parte das plantas anuais - não todas, atenção - germina com as primeiras chuvas outonais (vd. post anterior aqui). A flora continental portuguesa, como aliás toda a flora mediterrânica, é rica em plantas anuais. Por mais redundante que seja a ecologia destas plantas - a redundância é um daqueles temas clássicos e difíceis da ecologia das comunidades - é expectável que se organizem num leque variado de comunidades vegetais.
Pois bem, aqui estão três fotos com quinze dias, de outras tantas comunidades vegetais, que espécies em comum têm zero.

 Comunidade escionitrófila [de sombra e nitrófila] anual. Os fitossociólogos colocam este tipo de vegetação na classe Cardamino hirsutae-Geranietea purpurei. Foto proveniente de uma orla de azinhal; as plantas com cotilédones grandes são Geranium «gerânios» (Geraniaceae)

Comunidade patense anual fotografada numa clareira de esteval. Classe Helianthemetea guttatae. Dos três exemplo aqui reunidos é o mais diverso em espécies [alfa diversidade].

Comunidade infestante anual pertencente à classe Stellarietea mediae (e à ordem Aperetalia spicae-venti)

1 comentário:

  1. Mais um post fascinante! - plantas em que muitas vezes nem reparamos - pelo menos os jovens gerânios reconhecem-se bem!

    ResponderEliminar