quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conopodium majus subsp. marizianum (Apiaceae)

















Aqui fica mais um dos nossos preciosos endemismos: Conopodium majus (Gouan) Loret subsp. marizianum (Samp.) López Udias & Mateo, Anales Jard. Bot. Madrid 57(2): 473. 2000 [1999 publ. Jan 2000] IPNI Plant Name Query Results
= Conopodium marizianum Samp., Ann. Sci. Nat. Porto x. 77 (1906) IPNI Plant Name Query Results, um endemismo ibérico conhecido pela curiosa designação vernácula «castanha-subterrânea-menor», como se pode verificar na excelente Flora iberica, vol. X: http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/10_129_31%20Conopodium.pdf.
Para acompanhamento musical desta bela umbelífera endémica, escolhemos a excelente abertura do Meistersinger von Nürnberg:
YouTube - Wagner Die Meistersinger von Nürnberg; Prelude to Act I; Solti
Dos mestres cantores de Nuremberg, o mais famoso terá sido possivelmente Hans Sachs: Hans Sachs - Wikipedia, the free encyclopedia

8 comentários:

  1. Experimentem, depois de descascada, comer a dita castanha-subterrânea, que é um cormo. O javali não a dispensa. Convém, porém, ter a certeza de que se trata de um Conopodium, as apiáceas são uma família perigosa.

    ResponderEliminar
  2. A muito medo, já o fiz - é um sabor "solidário", que lembra o sabor da terra.
    Estava bastante relutante pois a espécie comestível "oficial" é outra... mas da próxima, fá-lo-ei com mais determinação!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que se trata de uma planta bastante comum!

    ResponderEliminar
  4. É uma planta comum?
    Onde se pode encontrar?

    ResponderEliminar
  5. Em todas as províncias portuguesas, segundo a Flora iberica... Pelo menos nas serras do N e Centro do País é bastante frequente...

    ResponderEliminar
  6. Os Conopodium são frequentes na orlas de bosques e na base de afloramentos rochosos.
    Existe uma forma bastante simples de identificar o género no campo. Basta arrancar indivíduos adultos do solo e confirmar, na base das plantas, a presença de um prolongamento subterrâneo do caule mais ou menos de longo, flexuoso e estiolado (branco). O caule subterrâneo desemboca no dito cormo (tubérculo com uma túnica). Para encontrar os cormos é preciso escavar . Creio que só existe mais um género de Apiáceas em Portugal com caules flexuosos subterrâneos inseridos em tubérculos, o género Bunium. Não sei se é comestível.

    ResponderEliminar
  7. Quando era pequeno fartava-me de comer, sabe a nabo com um sabor picante.

    ResponderEliminar