terça-feira, 29 de setembro de 2009

Viburnum lantana (Adoxaceae), um arbusto novo para a flora indígena de Portugal

Há 2 meses atrás recebi um e-mail de um estudante de medicina, nado e criado no concelho de Vinhais (distrito de Bragança), com um enorme gosto pela botânica e pelo património natural da sua região. Com três fotos, meia dúzia de linhas bem informadas e dois excelentes exemplares de herbário, o Victor Alves provava que tinha encontrado uma nova planta com flor, autóctone de Portugal - o Viburnum lantana. Uma nota florística a anunciar esta descoberta será, até ao final do ano, publicada numa revista da especialidade.



Habitat de Viburnum lantana em Portugal: margens de linhas de água permanentes, na vizinhança de bosques edafoxerófilos de Quercus rotundifolia «azinheira» [fotos amavelmente cedidas por Victor Alves]

Viburnum lantana (Adoxaceae) [fotos amavelmente cedidas por Victor Alves]

O Viburnum lantana vem engrossar uma já vasta lista de espécies cujo limite sul de distribuição no NW peninsular, ocorre no Parque Natural de Montesinho (PNM) ou na Serra de Nogueira. A peculiaridade florística do PNM e da Serra de Nogueira levou o Prof. João do Amaral Franco a criar uma unidade biogeográfica autónoma, apelidada de "Nordeste Leonês", na sua zonagem fitogeográfica de Portugal (vd. J. do A. Franco, Nova Flora de Portugal, vol II, 1984).
Para além da importância da descoberta em si, este belíssimo arbusto é uma testemunha do papel fundamental que os amadores de botânica podem, e devem, desempenhar na exploração da flora de Portugal.

6 comentários:

  1. Uma excelente descoberta!!

    zg

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao amador de botânica, para além da descoberta, pelo facto de ter realizado colheitas para folhas de herbário e de vir a publicar a nota com as suas observações, atitude esta que muito profissionais têm vindo a esquecer. A conservação da Natureza passa pela divulgação; só se consegue proteger aquilo que se conhece.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pela descoberta.
    Gostaria de saber se irão propagar a planta no sentido de facilitar o seu estudo e divulgação. Isto poderia ser feito através de um jardim Botânico.

    ResponderEliminar
  4. ...que local mágico; agora ainda mais. Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. João, as populações situadas na margem, no extremo, da área de distribuição de uma espécie merecem uma atenção especial. Estas franjas populacionais, simultaneamente, enfrentam um risco acrescido de extinção, e são uma potencial fonte de novidades evolutivas. Tem razão, uma vez que o V. lantana é fácil de propagar por estaca, sem grandes riscos, esta população poderia estar representada em algum dos nossos jardins botânicos.

    ResponderEliminar
  6. Belo local, de facto e parabéns pela espécie nova para Portugal.

    Viburnum aragonensis Pau foi um nome aplicado, em tempos, às populações ibéricas. A área desta espécie vai até os Himalaias, e como diz o Carlos, extremo de área de distribuição...população isolada... Quem sabe exibe diferenças suficientes para ser Viburnum lantana L. subsp. aragonensis (Pau)autores ..., stat & comb. nova :-)

    ResponderEliminar