sábado, 9 de outubro de 2010

Cydonia oblonga (Rosaceae)

Porque está na época de os colher, uma foto de uma ...

... Cydonia oblonga (Rosaceae) «marmeleiro»

O marmeleiro é nativo do Cáucaso, do Norte do Irão e do Kopet Dag [linha de montanhas que separa o Irão do Turquemenistão, a leste do mar Cáspio]. Chegou à Bacia Mediterrânica tardiamente, já no Período Clássico.

O marmelo, a maçã, a pêra e a nêspera são pseudofrutos [porque derivados de um ovário ínfero] carnudos [com tecidos moles geralmente ricos em água]; para eles os botânicos reservaram o termo "pomo". Por terem origem num ovário ínfero são constituídos por tecidos de origem carpelar e receptacular. O marmelo tem uma notável particularidade: cada um dos seus cinco lóculos [cavidade carpelar que contem as sementes, fácil de observar cortando transversalmente o fruto] pode conter mais de duas sementes.

O marmeleiro propaga-se facilmente por estaca e é excelente para construir sebes. Dos frutos fazem-se óptimas compotas [a marmelada] e das cascas, sementes e tecidos carpelares mais internos [estrutura cartilaginosa que envolve as sementes] geleias. Os frutos consomem-se cozidos mas há quem goste deles em fresco. E, façam a experiência, provem as suas pétalas.

2 comentários: