Agora já será tarde - a floração do A. pseudoplatanus ocorre na primeira metade de Maio - mas no próximo ano prestem atenção às inflorescências e às flores desta espécie. Em primeiro lugar há que reparar que as inflorescências se situam na extremidade dos ramos do ano: os ramos têm um crescimento determinado. Por essa razão a floração é muito tardia.
Acer pseudoplatanus (Sapindaceae) [foto C. Aguiar]
As flores são muito interessantes. Entre as pétalas e os estames observa-se um disco-nectarífero espesso e brilhante (do néctar). Os estames, geralmente 7 ou 8, um número invulgar cá para as nossas latitudes, inserem-se em pequenas reentrâncias na margem interna do disco-nectarífero. Logo após a polinização desenham-se duas protuberâncias no ovário que darão origem às asas características dos frutos dos Acer.
A sexualidade no A. pseudoplatanus é muito complexa. As flores são, regra geral, funcionalmente unissexuais - umas produzem pólen e outras frutos - coexistindo ambos os tipos nas inflorescências. Para promover a polinizaçao cruzada as flores femininas e masculinas não amadurecem ao mesmo tempo.
Os Acer foram recentemente transferidos da família Aceraceae para as Sapindáceas, a família do Litchi sinensis «líchia» e da Paullinia cupana «guaraná».
gostaria de saber se vc conhece uma planta muito parecida com a folha da maconha e a acer, mas ela se difere porque sua folha é lisa e não picotada, e tem um perfume muito forte. se conhecer a planta gostaria de saber o nome, aguardo a resposta meu e-mail é: robertartsantana@yahoo.com.br
ResponderEliminarOi Roberta!
ResponderEliminarAcho que a planta que você procura tem o nome chamamos no Brasil popularmente de Liamba. Ela é mesmo muito parecida com a maconha e suas folhas possuem um perfume característico muito semelhante ao da maconha chegando muitas vezes até mesmo a ser confundida com a mesma..
Espero ter ajudado ...
não presta é uma merda
ResponderEliminar