sexta-feira, 3 de julho de 2009

Anarrhinum longipedicellatum (Plantaginaceae)

O A. longipedicellatum foi descrito pela Prof. Rosette Batarda Fernandes em 1959. Este endemismo lusitano tem uma morfologia tão peculiar, tão evidente, que a sua tardia descrição só pode ser explicar pelo facto de habitar uma região até então pouco visitada pelos botânicos.
O "core" da sua área de distribuição situa-se na parte média da bacia hidrográfica do Rio Vouga, entrando pelo vale do Paiva até ao Douro.
Trata-se de um endemismo acidófilo (de solos derivados de rochas ácidas, sobretudo xistosas), que habita fendas e plataformas terrosas em escarpas rochosas e, ainda, taludes, clareiras abertas pelo fogo e orlas de bosque.

[foto C. Aguiar]

3 comentários:

  1. Ilustre Carlos

    Mais uma belíssima aportação botânica!
    Uma pequena correcção, apenas: a grande fitotaxonomista Rosette Batarda Fernandes nunca foi professora (pelo menos na Univ. de Coimbra).
    Embora esta espécie seja um dos muito raros endemismos lusitanos, parece-me contudo ser morfologicamente muito semelhante ao comum Anarrhinum bellidifolium! Distingue-se, contudo, pela longitude dos seus pedicelos como aliás o seu nome, sabiamente escolhido, indica sem margem para dúvidas - o que se pode observar claramente na excente foto apresentada!!

    Um abraço,
    zg

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo ZG, o epíteto professora foi uma forma de me curvar, com deferência, em memória da Drª Rosette. Como sabes, infelizmente, nunca tive oportunidade de a conhecer mas os que privaram com ela sempre referem a sua erudição e proficiência.

    O A. longipedicellatum é muito semelhante ao A. bellidifolium, é certo. Mas, além do comprimento dos pedicelos, são distintas a cor (roxo intenso) da parte apical e a estrutura da inflorescência, o que dá a estas plantas um "ar" (fisionomia) muito particular.
    Obrigado por seres um leitor atento do blogue.
    Um grande abraço.
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas simpáticas palavras, Carlos!
    É um grande prazer ser um leitor atento deste blog, sempre tão agradável e tão rico em belas fotos e preciosos ensinamentos botânicos!!

    zg

    ResponderEliminar