domingo, 11 de outubro de 2009

Três notas sobre o castanheiro (Castanea sativa, Fagaceae) II

Castanea sativa 'Longal'

Castanea sativa 'Judia'

A 'Longal e a 'Judia' são as variedades de castanha mais cultivadas no NE de Trás-os-Montes. A primeira é uma castanha alongada, com poucas penetrações (envaginações da camisa na semente), um "marron", portanto, de sabor muito agradável e de fácil conservação. Por tudo isto, é a variedade regional mais procura pela indústria (a camisa é fácil de retirar) e a mais exportada para o Brasil (consegue resistir ao uma travessia de barco debaixo do inclemente sol tropical). A 'Judia' é uma castanha de grande calibre, carnuda, óptima para consumir em fresco. No ano passado, no início da estação, chegou a ser paga a 2,5 euros/kg, ao produtor.

O futuro da cultura do castanheiro está ameaçado. Por dois conjuntos de razões. Em primeiro lugar é expectável uma redução dos preços nos próximos anos, porque o castanheiro está em franca expansão na Turquia e na China. Embora a castanha portuguesa seja particularmente saborosa, a castanha estrangeira, depois de assada, congelada ou transformada a marron-glacé, será difícil de distinguir da nacional. Quanto vale a diferença de sabor? Muito pouco, provavelmente! E tanto os comerciantes, como os consumidores, são economicamente racionais!

Picnídios - estrutura reprodutiva assexual, em forma de pera, com um orfício para o exterior, no interior do qual se formam esporos assexuados, os picnidiósporos - de Cryphonectria (Endothia) parasitica (Fungi, Ascomycota), um fungo, agente causal do cancro-do-castanheiro. N.b. pequenos picnídios vermelhos a emergirem de uma fenda na casca, de um ramo, de um castanheiro.

Castanheiro com sintomas de tinta, uma doença radicular causada pelo "fungo" Phytophthora cinnamomi (Chromalveolata, Oomycetes). N.b. árvores saudáveis ao fundo.

As doenças, particularmente a tinta do castanheiro e o cancro, são duas outras ameaças sérias à cultura. A tinta controla-se com o uso de porta-enxertos resistentes, híbridos de C. crenata x C. sativa. O cancro combate-se com a aplicação de oxicloreto de cobre na parte intermédia da copa, ao abrolhamento. As consequências económicas das doenças no castanheiro, e a necessária reconversão dos soutos, embora com menos gravidade, recordam a crise da filoxera (uma praga radicular) e do míldio na vinha (uma doença tradicionalmente combatida com sulfato ou oxicloreto de cobre), no final do séc. XIX (vd. aqui).
[fotos C. Aguiar]

2 comentários:

  1. É sempre bom aprender alguma coisa sobre castanhas - que até têm um ar bastante apetitoso!!

    zg

    ResponderEliminar
  2. Boas! Gostaria de saber qual a variedade cultivada de castanha em Monchique.Abraç

    ResponderEliminar