quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Apomixia em Rubus


Foto: Duarte Silva

A taxonomia das silvas é um problema tão complexo que mesmo os investigadores que se dedicam ao seu estudo - batologistas – raramente tem certezas. Este género extramente complexo oferece no entanto algumas oportunidades únicas para obter uma perspectiva diferente do conceito de espécie. O exemplar da foto que ilustra este post é um exemplo típico das dificuldades em identificar “espécies” dentro do género Rubus. Este é um dos inúmeros híbridos da secção Corylifolii, série Subthyrsaidei que ocorrem na natureza e que se podem propagar por via apomítica, ou seja formam sementes sem necessidade de fecundação.

3 comentários:

  1. Belíssima foto e mais um post fascinante!
    Tb gosto muito de Rubus!
    Abraço, ZG

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo. Na Serra da Nogueira, que tão bem conheces, sob Quercus pyrenaica são frequentes plantas semelhantes às que acabas de divulgar. Os sarmentos vermelhos e os dois folíolos basais sésseis são muito característicos.

    ResponderEliminar
  3. Carlos, este é daqueles que aparece em vários locais. Possui características intermédias como pétalas enrugadas e folhas com pelos estrelados na página inferior e inflorescência cilíndrica ou ligeiramente piramidal. Pode até já ser uma espécie estabilizada.

    ResponderEliminar