quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fragaria vesca (Rosaceae)














Ainda estamos no início de Janeiro, mas esta maravilha já se encontra em floração:
Fragaria vesca L., Sp. Pl. 1: 494. 1753 [1 May 1753] (ou Potentilla vesca Scop., Fl. Carniol., ed. 2. 1: 363. 1771)
IPNI Plant Name Details
IPNI Plant Name Query Results

Mais informação sobre esta belíssima planta se pode consultar por ex. aqui: Fragaria vesca information from NPGS/GRIN e aqui: Fragaria vesca in Flora of China @ efloras.org.
O morangueiro silvestre pode-se encontrar em toda a zona temperada do Hemisfério Norte, sobretudo em florestas, montanhas e prados, e deu até o nome ao famoso filme de Bergman «Smultronstället» ou «Morangos Silvestres»: Wild Strawberries (film) - Wikipedia, the free encyclopedia.

Como acompanhamento musical, e para começar bem o ano, vamos sugerir de G.F. Händel, Dettingen Te Deum: YouTube - G.F. Händel -Dettingen Te Deum- Diego Fasolis

4 comentários:

  1. Excelente post florístico/musical. O morangueiro-silvestre pode ser confundido com a Potentilla sterilis ou quando em fruto com a Duchesnea indica. Ambas as espécies ocorrem em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Paulo!
    Um grande abraço, ZG

    ResponderEliminar
  3. Já a fotografei, em 2009 à Duchesnea indica - para meu espanto, em casa!! - em fruto e julguei de facto ser o morango selvagem; foi preciso encontrar um espécime em flor para verificar que não era o que pensara: flor igual mas pétalas de flor amarela.
    Carlos Silva, um visitante regular do vosso blog.
    Obrigado pelo que vou aprendendo

    ResponderEliminar
  4. Penso que o sabor dos frutos das duas tb é diferente... pessoalmente prefiro os frutos da Fragaria vesca!

    ResponderEliminar