sexta-feira, 17 de abril de 2009

Para que servem as aristas das gramíneas?

Na extremidade ou no dorso das peças que constituem as espiguetas das gramíneas (= poáceas)observa-se, frequentemente, uma estrutura delgada, mais ou menos longa e rígida, conhecida por arista.
Para que serve?
A arista tem um importante papel no enterramento da semente no solo. Nas espécies de aristas com um pequeno cotovelo (aristas geniculadas, e.g. Avena «aveias») as sementes, encerradas em estrutura especiais que não interessa agora discutir, são facilmente retidas nas pequenas irregularidades do solo. Ciclos de embebição e secagem geram movimentos circulares na arista os quais, por sua vez, empurram a semente para o interior do solo. A vibração induzida nas aristas pelo vento também auxilia o enterramento das sementes. Um tufo de pêlos localizado na base de uma pequenas peças que envolvem a semente, chamadas glumelas, ou na sua proximidade, funciona de forma análoga a um anzol, dificultando o arranque da semente do solo.
A arista, consoante as espécies, poderá ainda precaver a herbivoria (e.g. as aristas dificultam o corte, o arranque e a deglutição das plantas), auxiliar a dispersão (e.g. sementes suspensas no pêlo dos mamíferos) e, já no solo, auxiliar a queda de algumas das peças que envolvem a semente e facilitar germinação e o estabelecimento das plantas.




Gaudinia fragilis (Poaceae) em flor. Planta muito frequente em prados naturais (lameiros) de coluviões medianamente húmidos. Na figura identificam-se os estames característicos das poáceas (grandes e em forma de X) e as aristas situadas no ápice das glumelas inferiores (uma das duas peças que envolve a flor) [foto C. Aguiar]

1 comentário:

  1. Parabéns pelo artigo!
    Sobre dúvidas, acesse:
    http://www.portaldasgramas.com.br

    ResponderEliminar