sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pterospartum tridentatum (Fabaceae) «carqueja»

A carqueja é um pequeno arbusto muito frequente com três subespécies em Portugal que, a seu tempo, apresentarei.
A infusão das flores da carqueja cura todas as maleitas, assim o dizem, e um coelho-manso transmuta-se, no pote, em coelho-bravo com a ajuda de um pequeno ramo desta planta. Porém o mais fascinante da carqueja está na sua morfologia. As plantas dos género Pterospartum têm caules alados, i.e. com duas asas longitudinais que desempenham a função fotossintética. As folhas estão reduzidas a um curto triângulo rematado por um pequeno espinho. Ladeiam a folha duas estípulas, também de forma triangular, intimamente soldadas à folha na base. Como geralmente acontece nas plantas com flor, na axila das folhas encontra-se um gomo, na figura prestes a abrolhar.


Pterospartum tridentatum (Fabaceae) «carqueja» [foto C.Aguiar]

5 comentários:

  1. Conheço uma outra designação para a caraqueja, Chamaespartum tridentatum, ainda faz sentido ou mudou?

    ResponderEliminar
  2. Resumidamente: esse nome 'Chamaespertium tridentatum' é o que vinha a ser usado ultimamente na bibliografia até á publicação do volume correspondente da Flora iberica. Por ex. na Nova Flora de Portugal de J.A. Franco. Esse critério da Fl. Ib baseia-se numa revisão recente e o autor (Salvador Talavera) aceitou a transferência dessa espécie para outro género: Pterospartum. Assim, o epíteto específico (i.e. a segunda palavra do binome latino) com que a planta foi originalmente descrita (e que se chama 'basiónimo' ou nome-base, se quiser e que é neste caso Genista tridentata L.) foi portanto agregado a Pterospartum. Em floras mais antigas (ex. Gonçalo Sampaio) essa planta é incluída num terceiro género distinto: Genistella e vem como Genistella tridentata. Entretanto, alguns ecotipos foram ainda agregados a esta espécie com categoria de subespécie tal como se reconhece actualmente na Flora ibérica. Veja aqui sff. :
    http://www.floraiberica.es/floraiberica/texto/pdfs/07_10%20Pterospartum.pdf

    Cumps.

    JC.

    ResponderEliminar
  3. João, o género Pterospartum foi segregado de Chamaespartium com base no número de cromossomas e em alguns pormenores morfológicos, concretamente na presença de uma inflorescência em forma de umbela e nas sementes com estrofíolo (uma excrescência localizada na superfície das sementes que funciona como recompensa alimentar a eventuais dispersores). Esta combinação de caracteres é muito original e justifica a sua individualização. Assim sendo, o género Pterospartum é monotípico, i.e. tem uma única espécie, a "nossa" carqueja. Constituem o género Chamaespartium 3 espécies, uma delas endémica da Serra Nevada.

    ResponderEliminar
  4. Encontrei ainda a designação dada à Carqueja: Baccharis Trimera.
    F. Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Baccharis é característica da América do Sul. Muito utilizada como medicinal no Brasil. Mas, não tem nada a ver com a nossa Pterospartum.

      Eliminar