quinta-feira, 14 de maio de 2009

Alguma flora da montanha madeirense I

Odontites holliana (Lowe)Benth.


Saxifraga maderensis D. Don. var. pickeringii (C. Simón) D.A. Webb & Press


Anthyllis lemmaniana Lowe

A montanha madeirense alberga uma avassaladora riqueza de endemismos acima dos 1500 e até aos 1862 metros de altitude atingidos no Pico Ruivo: o terceiro mais alto do país. São sobretudo plantas casmofíticas (das fendas das rochas) ou comofíticas (da superfície das rochas). Estes três taxónes são apenas exemplos. Um facto curioso e importante é que esta flora tem recuperado devido à recente exclusão do pastoreio por cabras. Em patamares terrosos naturais que se acham no meio das escarpas, antes pastoreados e designados 'mangas' têm-se assistido a um recuperar da flora endémica por esta mesma razão.

Fotos: Sandra Mesquita, 2003

4 comentários:

  1. O Parque Natural da Madeira (agora Nacional) iniciou há bastantes anos, com o co-financiamento do fundo Life Natureza, uma estratégia de compra de terras para dedicação exclusiva à conservação da natureza. Com isso foi possível, com relativa facilidade, retirar o gado destas zonas, e recuperar não só a flora, como espécies animais igualmente importantes. Foi uma forma inteligente de aplicar os fundos comunitários, e é pena que no continente não se tenha feito algo parecido.

    ResponderEliminar
  2. Flora deslumbrante ... e excelentes fotos.

    ResponderEliminar
  3. Pequete:
    Completamente de acordo. No entanto, nomeadamente no Paúl da Serra o fim do pastoreio põe novos problemas de gestão pois os arbustos invasores Ulex europaeus ssp. latebracteatus, Cytisus scoparius e Leptpospermum scoparium estão a invadir as antigas pastagens e terão de ser removidos activamente, sob pena de invadirem habitats to tipo chacos temporários, por ex.

    ResponderEliminar
  4. É caso para dizer que não há bela sem senão...
    No meu comentário lá em cima esqueci-me de acrescentar que gostei muito do post e que as imagens são lindíssimas.

    ResponderEliminar