quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cleome violacea (Cleomaceae)

Esta é certamente uma das flores mais invulgares da nossa flora:
Cleome violacea (Cleomaceae) [foto C. Aguiar]

Não é uma planta rara mas há que a buscar com atenção nos habitats mais secos e expostos ao sol, nas áreas de clima mediterrânico mais assanhado, de norte a sul do país.

A C. violacea, entre outras particularidades, tem folhas palmaticompostas (folíolos dispostos como os dedos de uma mão) e o gineceu está inserido num longo entre-nó, localizado imediatamente acima do nó dos estames, que os botânicos designam por ginóforo.

As Floras tradicionais colocam esta planta, única do género em Portugal, na família da "couve" (Brassicaceae) ou na família das "alcaparras" (Capparaceae). Agora, ao que parece, existe a tendência de autonomizar uma família Cleomaceae. A família das cleomáceas tem uma distribuição cosmopolita apesar de ter um número modesto de espécies e géneros (ca. 10 géneros e 300 espécies).

3 comentários:

  1. No Rio Guadiana e ribeiras afluentes é frequente. Também nos afluentes das cabeceiras do Sado. Em barreiras de xisto extremamente quentes e secas, de facto.

    ResponderEliminar
  2. Tb se encontra em Coimbra, na margem do rio Mondego!!

    zg

    ResponderEliminar
  3. Gracias a vuestro blog identifiqué esta planta que no había visto antes. La encontré en el "Pego do Inferno" cerca de Tavira (Algarve)
    Un saludo desde Andalucía y "Obrigado".
    Os invito a visitar mi blog en
    http://josemanuelav.lacoctelera.net/

    ResponderEliminar