segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"Das plantas e das pessoas", primeiro aniversário

O "Das plantas e das pessoas" faz hoje um ano, e cento e setenta e cinco posts.
Para comemorar: girândolas de flores de Paepalanthus (Eriocaulaceae) ...


Paepalanthus sp. (Eriocaulaceae), um exemplo formidável de uma família de plantas com flor de óptimo tropical, não representada na flora indígena da Europa. N.b. a foto foi tirada na variante "campo-húmido" do Cerrado de Goiás, durante a estação seca; a planta é perene e mostra sinais de crescimento secundário, uma propriedade rara nas monocotiledóneas; na extremidade distal do caule (ao centro) identifica-se um ramo estéril do ano, que na próxima estação de crescimento dará origem a novos ramos rematados por umbelas de capítulos de flores [Parque Estadual da Serra dos Pireneus, Goiás, Brasil, foto CA]


Ainda há muita história natural para contar! Apareçam de vez em quando, e metam conversa.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário! Espero sinceramente que o "Das plantas e das pessoas" conte muitos mais anos, pois é um dos sítios que tenho muito gosto em visitar, quase diariamente, embora nem sempre meta conversa, é verdade (mas quando os conhecimentos são poucos, é mais inteligente poupar nas palavras...).

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Como prenda, um pequeno filme animado baseado na história de Jean Giono 'L'homme qui plantait des arbres'(em francês, duas partes)

    http://www.dailymotion.com/video/xuhkt_1-lhomme-plantait-des-arbres-giono_shortfilms

    http://www.dailymotion.com/video/xuhqs_2-lhomme-plantait-des-arbres-giono_shortfilms

    ResponderEliminar
  3. Fantástica planta!! Muitos parabéns pelo primeiro aniversário deste blog admirável!

    ResponderEliminar
  4. Este blog é um livro.
    (porque não editar um dia?)

    Bem-haja o dia em que surgiu a ideia deste blog e bem-hajam os seus criadores.
    Como fazia falta um espaço onde se pode falar sobre botânica abertamente.

    ResponderEliminar
  5. Um livro - parece-me uma boa ideia! - quem sabe se será possível...

    ResponderEliminar
  6. Bem dita hora que descobrir este blog!
    Parabens!
    Vai-se aprendendo, quando se sabe pouco.

    psm

    ResponderEliminar
  7. Como leitor assíduo que muito proveito tem tirado das lições de botânica aqui publicadas, é com gosto que deixo os meus parabéns pelo aniversário.

    Livros e blogues são coisas distintas, mas há um livro que muita falta faz e cuja feitura os autores deste blogue poderiam coordenar. (Em Portugal a maioria dos botânicos parece saber pouco sobre a nossa flora espontânea; os sábios e entusiastas devem estar quase todos aqui reunidos.)

    O livro chamar-se-ia Flores silvestres de Portugal, ou qualquer coisa parecida; cada espécie seria ilustrada com boas fotos acompanhadas por um texto com a informação mínima. Coisa acessível a leigos, evitando o jargão técnico. Edições dessas são comuns nos países onde as pessoas têm gosto pelas coisas da natureza, mesmo não tendo estudado botânica.

    Mesmo sendo uma obra para amadores, ela deveria ser coordenada por profissionais. E nós do Dias com Árvores, amadores assumidos, gostávamos de ajudar a fazê-la.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, espero que scontinuem por muitos anos. Faço minhas as palavras do Paulo Araújo. E fico à espera de contributos dos restantes contribuidores, ZGs, Flors e Taxonomistas. Tenho reparado que o Carlos apanha com o trabalho quase todo, mas muito bem. Parabéns, um abraço da Madeira. Também aqui têm fieis seguidores.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo excelente blog que infelizmente só recentemente descobri mas que sigo com todo o entusiasmo, sempre impressionado com a qualidade de escrita e conteúdo dos artigos aqui colocados. O meu sincero obrigado pela partilha de conhecimento!

    ResponderEliminar
  10. Caro Paulo Araújo. Dispomos, em Portugal, de um acervo de fotografia e de conhecimento botânico suficiente para escrever um Guia das Flores, ou até mesmo uma flórula dedicada ao nosso país. O Dr. Santiago Castroviejo costumava dizer que o mais importante em botânica é ter "aficion". Creio também que a "aficion" é vasta que chegue para reunir um naipe coeso de co-autores, e de compradores que viabilizem economicamente o projecto. Como exemplo digo-lhe que o Guia das Árvores e Arbustos editado pela LPN, apesar de ter sido feito sob uma pressão horrível e de ter escasseado o tempo para expurgar decentemente as gralhas, é o maior sucesso editorial do Jornal o Público. O que falta então? Tempo, sobretudo tempo! Mas também alguém que seja capaz de electrizar a comunidade dos naturalistas que amam as plantas em torno do projecto editorial que propõe. Poder ser que um dia as coisas aconteçam.

    ResponderEliminar
  11. Sigo este BLOG há bem pouco tempo mas aproveito o aniversário para aqui deixar uma mensagem de real apreço em relação aos conteúdos aqui depositados que muitas horas passei a ler embevecido. Não me dedico às plantas, no sentido sério da coisa mas são uma parte importante dos conteúdos que exploro e a esse respeito gostava que os zoologos entendessem tão bem a dinâmica dos nossos ecossistemas como vocês botânicos deste BLOG têm demonstrado. Os meus parabéns, de um entomólogo com um interesse particular em plantas e a sua organização e interacção com o meio. Finalmente, faço minhas todas as palavras aqui ditas sobre o incentívo à publicação de uma obra ilustrada da flora portuguesa. Um abraço.

    ResponderEliminar