quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Monotropa hypopitys (Ericaceae)
Hoje vamos mostrar uma foto da bem conhecida Monotropa hypopitys L. sensu lato (Ericaceae) que, como sabemos, não é muito comum em Portugal. Esta curiosa planta saprófita já tem sido incluída em outras famílias como Monotropaceae e Pyrolaceae, mas parece haver actualmente um certo consenso em colocá-la no seio das Ericáceas.
Considera-se habitualmente que a sua posição fitossociológica preferencial se enquadra na classe de vegetação florestal Vaccinio-Piceetea Braun-Blanq. in Braun-Blanq., G.Sissingh & Vlieger 1939 (a.k.a. Vaccinio myrtilli-Piceetea abietis Braun-Blanq. in Braun-Blanq., G.Sissingh & Vlieger 1939) que, como se sabe, é dominada por Coníferas.
Não temos a certeza se esta classe de vegetação florestal estará presente em Portugal, mas possuímos abundantes florestas de Coníferas em solos ácidos (pinhais de Pinus pinaster Aiton) à sombra das quais se pode, por vezes, encontrar a bela Monotropa hypopitys.
Esta foto foi obtida em Junho de 2007, na Beira Alta, num pinhal húmido e fresco, pois chovera recentemente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bela e invulgar planta. Como não tem clorofila, vemo-la, na imagem, a alimentar-se de matéria orgânica vegetal em putrefacção. Há plantas dispostas a tudo ;-)
ResponderEliminarTambém é uma das minhas preferidas!
ResponderEliminarTive a sorte de a encontrar diversas vezes, sempre em pinhais, por vezes acompanhada por Agrostis curtisii, Calluna vulgaris e Ulex minor, plantas que se costumam encontrar em ambientes de Calluno-Ulicetea...
Também já a encontrei por acaso num pinhal litoral junto a Viana do Castelo, num local muito escolhido para merendas e piqueniques...
ResponderEliminarPois, parece que só se dá bem em bosques de Coníferas, de preferência húmidos e frescos!
ResponderEliminarSuponho que a Monotropa se encontra bem distribuída ao longo da vastíssima Região Euro-Siberiana.